Blog do Prisco
Manchete

Novo chefe da Casa Civil pode vir de Joinville

Já existe uma movimentação na bancada do PL na Assembleia Legislativa para que a Casa Civil do governo Jorginho Mello fique a cargo de um deputado do PL. Um dos nomes avaliados é o de Maurício Peixer, de Joinville, que está no exercício do mandato. Seria uma construção para a eleição do maior colégio eleitoral do estado. Há, evidentemente, outros nomes sendo especulados. Inclusive com remanejamentos internos, o que incluiria outro nome joinvilense, o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.
A Casa Civil é uma secretaria forte, influente. Pesquisas já mostraram que o grande adversário, de momento, do prefeito Adriano Silva (Novo) é o ex-deputado federal Rodrigo Coelho. O deputado Sargento Lima aparece em terceiro. Adriano lidera mas Coelho aparece muito bem.
Ele é filiado ao Podemos e foi vice-prefeito no primeiro mandato de Udo Döhler. A candidatura dos dois (Coelho e Lima), provocando o segundo turno, e depois se unindo para tentar derrotar o prefeito, seria uma alternativa.
Agora com a investidura de Lima hoje na Secretaria de Estado da Segurança Pública é inimaginável o que especuladores de plantão andam a assoviar, de que o parlamentar assumiu a pasta para ter visibilidade com vistas à campanha. Não faz o menor sentido. O deputado chegaria fraco para a disputa. Sem falar que essa situação toda seria explorada na campanha.
Peixer na Casa Civil poderia ajudar o governador e o novo titular da SSP a buscarem um entendimento, quem sabe trazendo o próprio Coelho para o PL. Coelho poderia também ficar no Podemos, com o PL apresentando outro nome para compor com ele.
Não custa lembrar que o Podemos, pilotado pelo deputado Camilo Martins, está fechadíssimo com Jorginho. Foi ele quem articulou e avalizou o embarque do prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, no PL.
Aliás, além de Carlos Humberto, que assumirá a liderança do governo este ano na Alesc; o outro parlamentar que compôs a mesa no ato de posse dos novos secretários hoje, na Fiesc, foi justamente Maurício Peixer.
Quanto a Cleverson Siewert, hoje é um dos homens fortes do governo e mantém excelente interlocução com os deputados.

foto> Da E para a D: Carlos Humberto, Marilisa Bohem, Jorginho, Mario Aguiar e Maurício Peixer / Secom, divulgação 

Posts relacionados

Prefeito Adriano Silva recebe integrantes do Exército para apresentar potencial da cidade nas áreas de tecnologia e inovação

Redação

Secretaria de Educação de Joinville abre processo para rematrícula de alunos para 2026

Redação

Prefeitura de Joinville contrata empresa para realização de concurso público

Redação
Sair da versão mobile