Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

OAB traz cinco ministros ao Estado para o maior evento jurídico deste ano no Brasil

Iniciativa da OAB de Santa Catarina traz ao Estado o maior e mais importante encontro jurídico do ano no Brasil. De quarta a sexta-feira (24 a 26 de julho), a Capital será sede do II Congresso Brasileiro de Processo Civil, que reunirá três mil participantes de 150 cidades de todos os Estados e 120 palestrantes para discutir o novo Código de Processo Civil e alguns dos temas de vanguarda na área do Direito. Outro destaque da programação, que conta com a parceria da Escola Nacional de Advocacia (ENA), Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBPD), Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC) e CESUSC, será a participação de cinco ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST): o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, os ministros Sérgio Kukina (STJ), Alexandre Ramos, Cláudio Brandão e Douglas Alencar Rodrigues, estes do TST.

O encontro deve se transformar num marco para o direito brasileiro ao unir num único evento debates entre a velha guarda e a nova geração de juristas brasileiros, e relacionar o novo CPC com outras áreas jurídicas. “É possível dimensionar a relevância deste grande fórum que é o Congresso, na medida em que o CPC é a legislação ordinária de maior importância no País e de maior impacto na vida dos cidadãos, por regular a tramtação de todas as demandas não criminais no País”, considera o coordenador científico do evento, advogado Pedro Miranda de Oliveira, coordenador-geral das Comissões da OAB/SC e  coordenador nacional de Direito Processual Civil da ENA.

As palestras e painéis também vão além do CPC para alcançar inovações e temas de vanguarda no direito. Dentre eles, estão a inserção da tecnologia e sua aplicação na área do Direito de Família, os impactos das reformas trabalhista e da previdência. O uso da mediação e arbitragem e de técnicas de conciliação também entrarão na pauta de advogados, ministros, desembargadores, magistrados e juristas de todo o País ao longo dos três dias de programação. “É um evento que celebra três anos de vigência do novo código e dá a real dimensão que esta lei tem. Neste evento conseguiremos traçar um paralelo do novo CPC com as demais áreas do direito, alcançando a sua aplicação da forma mais abrangente possível”, explica Miranda.

Abertura ocorre às 19h desta quarta-feira

A abertura do II Congresso Brasileiro de Processo Civil ocorre às 19h desta quarta-feira (24), no CentroSul. A palestra “A advocacia em três anos do Código de Processo Civil”, proferida pelos juristas Paulo Henrique dos Santos Lucon (USP) e Ronnie Preuss Duarte (ENA), marca o início da programação. O cronograma segue na quinta-feira com outras 56 palestras, que serão realizadas simultaneamente nas salas do CentroSul. Na sexta-feira, para marcar o encerramento da programação, ocorre a plenária “Aplicação dos precedentes no Direito Brasileiro”, com Alexandre Freitas Câmara (TJRJ), Cássio Scarpinella Bueno (PUC-SP), Sérgio Kukina (STJ) e Humberto Theodoro Jr. (UFMG). “Entre os 120 palestrantes estão as maiores autoridades no assunto, advogados e advogadas, desembargadores e magistrados representantes da velha guarda, mais tradicional, que virão debater com juristas mais novos o que há de mais relevante no Direito atualmente”, destaca Miranda. 

LEGENDA DAS FOTOS: I Congresso Brasileiro de Processo Civil foi realizado em 2018, no CIC, em Florianópolis
CRÉDITO: DIVULGAÇÃO OAB/SC

Posts relacionados

Um estado conservador que virou bolsonarista

Redação

Corte no orçamento 2026 do DNIT ameaça principais obras em SC, diz FIESC

Redação

Amin faz duras críticas sobre decisão do STF em manter o número atual de deputados federais prejudicando SC

Redação
Sair da versão mobile