Certificados são referentes aos cursos de Pedreiro de Alvenaria e Costureira Industrial do Vestuário, em parceria com o Senai
Os sentimentos de orgulho e alegria marcaram a noite desta sexta-feira (19), com a formatura da última turma de 2025 do Programa Criciúma + Qualificação, uma iniciativa da Administração Municipal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Institucional (Senai). Durante a cerimônia, realizada no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris, 56 alunos receberam certificados referentes aos cursos de Pedreiro de Alvenaria e Costureira Industrial do Vestuário.
“Este projeto representa mais do que apenas certificados: ele representa oportunidades reais, geração de renda, dignidade e um futuro melhor para as famílias da nossa cidade. A parceria com o Senai fortalece nosso compromisso em oferecer capacitações de qualidade, alinhada com as necessidades do mercado de trabalho, para que nossos cidadãos estejam preparados para ocupar seus espaços profissionais”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Os cursos tiveram duração de 54 dias, nos turnos vespertino e noturno, facilitando a imersão e a presença dos alunos nas aulas de capacitação profissional. Organizadas pelo Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com o Senai, as aulas ocorreram na Escola Móvel instalada na região da grande Santa Luzia.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Rocha Fabris, reforçou a importância da iniciativa para a cidade. “O Criciúma + Qualificação é uma política pública pensada para aproximar as pessoas das oportunidades do mercado de trabalho. Ao oferecer os cursos, estamos atendendo demandas reais e fortalecendo a nossa economia”, declarou.
O coordenador de Educação Profissional do Senai Regionais Sul, Daniel Pavan Becker, pontuou a relevância do projeto e a parceria com a Prefeitura. “A parceria com o município de Criciúma fortalece a conexão entre o Senai e a comunidade, aproximando a oferta de educação profissional das reais necessidades da indústria local. Como instituição, temos o papel de expandir esse conhecimento no território, em cooperação com a Prefeitura, para viabilizar ações de capacitação, qualificação e habilitação profissional voltadas a jovens e a novos talentos para o setor industrial”, explicou.


