Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Painel do Projeto Campo Futuro voltado à produção de tomate é promovido com sucesso em Lebon Régis

Mais uma edição do painel do Projeto Campo Futuro encerrou com sucesso nesta semana em Santa Catarina. Desta vez, o evento anunciou os custos de produção do tomate na região de Lebon Légis, meio-oeste do estado. A ação é promovida pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com o Centro de Inteligência em Gestão e Mercados (CIM), o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural local.

O encontro, realizado na quarta-feira (18), ocorreu em formato híbrido (com participação presencial e on-line) e reuniu técnicos da CNA e do Sistema Faesc/Senar, lideranças sindicais, representantes do CIM e produtores rurais participantes no setor.

Uma série de painéis, que vem sendo realizados em diferentes regiões catarinenses desde maio e segue até o final de junho, tem como objetivo fortalecer um banco de dados com informações econômicas relevantes que influenciam diretamente o agronegócio brasileiro.

O evento contou com a participação do presidente do Sistema Faesc/Senar e do vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, que destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da produção de tomate na região e no estado. “O município de Lebon Régis é destaque na produção de hortifrúti e o tomate está entre as atividades essenciais para promover o momento econômico da região”.

Segundo o diretor, o levantamento de dados realizado nesses painéis é fundamental para fornecer aos produtores informações confiáveis, que possibilitam uma gestão mais eficiente da propriedade. “Com base nos custos reais de produção, é possível fazer um bom planejamento, enfrentar os desafios do mercado com mais segurança e garantir a rentabilidade nos negócios”, afirmou Pedrozo.

O presidente do Sindicato Rural de Lebon Régis, André Barpp , enfatizou a contribuição da iniciativa para a implementação da cadeia produtiva do tomate no município. O evento também contou com a presença do prefeito Marcelo Spautz e de representantes da Epagri, que reconheceram a importância do Projeto Campo Futuro como ferramenta estratégica para o desenvolvimento local.

A assessora técnica de frutas, hortaliças e flores da CNA, Letícia Assis Barony Valadares Fonseca , destacou que o painel de levantamento de custos de produção de tomate, em Lebon Régis, definindo como propriedade modal aquela com 10 hectares cultivados, sendo 80% com variedades tipo salada e 20% com variedades tipo saladaete. “A última safra apresentou bons resultados, com produtividade média de 580 caixas por mil plantas, totalizando cerca de 550 mil caixas. Os produtores destacaram ainda a elevada demanda por mão de obra na atividade, que representa quase 30% dos Custos Operacionais Efetivos (COE).”

Foto – Evento foi realizado nesta semana em formato híbrido – presencial e on-line.

Posts relacionados

Conseleite, Sindileite e FAESC pedem medidas emergenciais para conter a crise do leite

Redação

Major Vieira atende cerca de 200 pessoas em ação do Programa Saúde do Homem Rural

Redação

Daniela Reinehr garante avanço na modernização de contratos de trabalho rural por ciclo de atividade

Redação
Sair da versão mobile