Blog do Prisco
Destaques

Palhoça é referência nacional com a PPP da iluminação pública

Prefeitura recebe visita técnica do TCE/PR; prefeito Eduardo Freccia e secretária Cristina Schwinden participam de eventos

 

A bem-sucedida parceria público-privada (PPP) da iluminação pública transformou Palhoça em uma referência nacional. Não é por acaso que o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, e a secretária municipal de Concessões e Parcerias, Cristina Schwinden, estejam constantemente recebendo convites para participar de eventos e explicar os detalhes que garantiram o sucesso da PPP no município. Um sucesso tão grande que é referência até para os profissionais dos Tribunais de Contas de estados como Santa Catarina (TCE/SC) e Paraná (TCE/PR).

Entre os dias 2 e 4 de agosto, quatro profissionais do TCE/PR realizaram uma visita técnica à Prefeitura de Palhoça para conhecer de perto os detalhes da PPP, com o objetivo de aprimorar o planejamento das fiscalizações das parcerias público-privadas em iluminação pública no estado do Paraná. “Segundo eles, nós somos referência nacional”, comemora a secretária, que esteve à frente de todo o processo de formatação da PPP em Palhoça, assinada em 2020 – na época, sob o cargo de secretária de Administração.

“Já estamos no quarto ano de contrato e, além dos resultados excelentes conquistados, estamos amadurecendo o modelo de fiscalização, que garante a plena execução contratual. Uma PPP possui longo prazo e é necessário estabelecer ferramentas para que tudo saia conforme o planejado”, explica Cristina.

A secretária acrescenta que, por muito tempo, Palhoça foi elogiada pelo desenho do projeto, e atualmente, tem sido referenciada como um case de execução. “Agora, já estamos falando de manutenção da qualidade”, compara.

fotos>PMP, divulgação

Hoje, graças à PPP da iluminação pública, Palhoça tem todo o seu parque de iluminação pública em LED, foi um dos primeiros municípios do país a ter 100% de monitoramento por telegestão e obteve uma economia superior a 60% em gastos com energia elétrica. O resultado foi tão impressionante que o prefeito Eduardo Freccia decidiu criar uma secretaria específica para o planejamento de novos modelos de gestão de contratos em outras áreas estratégicas, a Secretaria de Concessões e Parcerias. “Nós estamos sempre em busca de modelos eficientes, trazendo resultados como a prestação de um serviço de excelência para a população e também economia aos cofres públicos”, expressa o prefeito Eduardo.

Tanto o prefeito quanto a secretária têm sido acionados para falar a respeito do tema em diferentes eventos. Como o 2º Seminário de Desenvolvimento e Infraestrutura, organizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), no dia 8 de agosto, que teve o objetivo de “ajudar os municípios numa área extremamente importante, que é o desenvolvimento do setor de infraestrutura, por meio das parcerias público-privadas e também das concessões”, nas palavras do vice-presidente do TCE/SC, o conselheiro José Nei Ascari.

O evento foi realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Santa Catarina (OAB/SC), e voltado a representantes da administração pública e da iniciativa privada e a operadores de órgãos de regulação e de controle, com foco na discussão de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões.

Durante o seminário, a secretária Cristina Schwinden presidiu a mesa redonda “Como desenvolver economicamente os municípios por meio das PPPs e Concessões” e o prefeito Eduardo Freccia foi um dos palestrantes.

E a partir desta quinta-feira (17), a secretária Cristina Schwinden participa do 6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, em Itajaí. Cristina fará a palestra “Como estruturar PPPs e Concessões em Municípios” no segundo dia de evento, sexta-feira (18), a partir das 8h40.

Posts relacionados

Prefeitura de Joinville promove roadshow sobre PPP de Infraestrutura Escolar

Redação

Inaugurada unidade Pró-Rim na Grande Florianópolis com foco no atendimento SUS

Redação

Governador participa da maior entrega de escrituras públicas que beneficiam mais de 1,3 mil famílias em Palhoça

Redação
Sair da versão mobile