O estado desponta como um dos mais prósperos da União e serve de exemplo para o restante do país
Os deputados federais Daniel Freitas (PL/SC) e Luciano Zucco (PL/RS) realizaram um roteiro com diversas agendas em Florianópolis ao longo desta quinta-feira (28). Além de terem sido recebidos pelo governador Jorginho Mello, correligionário do Partido Liberal e amigo pessoal de ambos os parlamentares, Zucco e Daniel visitaram secretarias estratégicas da atual gestão catarinense.
Primeiramente, estiveram com o Secretário Silvio Dreveck, que é quem comanda a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do estado. Em seguida, foram recebidos no Centro Administrativo pelo Secretário da Fazenda, Cleverson Siwert, e pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy. Na ocasião, os Secretários mostraram o modus operandi de suas pastas e estratégias traçadas que alavancaram os números positivos do estado.
Santa Catarina em números
A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 6,1% entre janeiro e junho de 2025, ficando a frente de estados como São Paulo (1,4%), Rio de Janeiro (1,7%) e Minas Gerais (3%), por exemplo. No setor de tecnologia, a força do estado catarinense também é surpreendente: em apenas 5 anos, registrou um crescimento de mais de 40%, e, em 2024, este setor obteve R$ 42,5 bilhões de faturamento. Além dos dados econômicos, talvez o grande atrativo hoje de Santa Catarina seja a segurança, pois é, comprovadamente, o estado mais seguro para se viver no Brasil. Para muitos especialistas, este fato somado a um governo com políticas econômicas liberais, torna o estado muito atrativo para quem quer investir e gerar riqueza.
Políticos de direita despontam como favoritos nas pesquisas eleitorais
Segundo pesquisa divulgada pela Genial/Quest e Instituto Methodus, Zucco é atualmente um dos nomes mais fortes para concorrer ao governo do estado do Rio Grande do Sul em 2026. O parlamentar gaúcho é também líder da oposição na Câmara e possui um excelente relacionamento com os colegas opositores, como é o caso do deputado de Criciúma, Daniel Freitas. Daniel auxiliou na construção destas agendas para que Zucco pudesse conhecer com mais detalhes o sucesso da gestão do governador Jorginho Mello, que atualmente crava uma aprovação de quase 80%.
“É claro que ainda estamos longe das eleições, mas eu realmente acredito que, se for da vontade do Zucco e dos gaúchos, ele é a pessoa mais preparada para gerir o Rio Grande a partir de 2027. Eu tenho certeza que muitas vitórias da oposição se deram diante do trabalho dele como líder e parlamentar. Nossos estados são coirmãos e estamos prontos para ajudar no que for”, elogiou Freitas.
Zucco, por sua vez, agradeceu a Daniel Freitas pela parceria: “Isso aqui vai ficar pra história. (Daniel) É amigo, parceiro, leal e companheiro. Mostrou hoje o simbolismo do significado de uma amizade”, afirmou o deputado gaúcho em vídeo para as redes sociais. No mesmo vídeo, Zucco também afirmou que Daniel Freitas passa a ocupar a vice-liderança da oposição da Câmara, o que dará a possibilidade de participar da CPMI do INSS.