Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Pauta municipalista em discussão com os poderes

A presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Adeliana Dal Pont, prefeita de São José, cumpriu uma intensa agenda nesta quinta-feira, 23. Pela manhã, ela encontrou-se com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Silvio Dreveck e depois com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), Luiz  Eduardo Cherem (foto interna). No início da tarde, a agenda foi com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps (foto de capa).

Na pauta dos encontros, a discussão de projetos de interesse dos municípios catarinenses em tramitação no legislativo, a prorrogação pelo órgão de controle do prazo para transferência das informações municipais cadastradas por meio do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão – e-Sfinge e o reajuste do valor do transporte escolar repassado pelo Governo do Estado.

Licenciamento ambiental para extração de lavra – Na Assembleia, a presidente solicitou audiência com a Comissão de Meio Ambiente para debater sobre o tema. A intenção é discutir o cumprimento da Lei n° 16.896, de março de 2016, que concedeu isenção aos Municípios das taxas referentes ao licenciamento ambiental para extração da lavra a céu aberto por escavação, bem como a Lei nº 14.262, de 2007, que “Dispõe sobre a Taxa de Prestação de Serviços Ambientais”, com representantes Fundação do Meio Ambiente – FATMA, Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, Ministério Público de Santa Catarina – MPSC, Associações de Municípios e prefeituras interessadas.

Prazo certidão e-Sfinge – Na conversa com Cherem e diretores do TCE/SC, Adeliana e o presidente da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, Juliano Duarte Campos, falaram sobre as dificuldades de muitos municípios no encerramento do exercício contábil para cumprir com todas as regras exigidas pelo e-Sfinge. O presidente do órgão de controle ficou de analisar a extensão do prazo, que encerra no próximo dia 28 de fevereiro, e prometeu montar um grupo para avaliar melhorias no sistema de prestação de contas dos municípios junto ao TCE/SC.

Reajuste do transporte escolar – Na reunião com o secretário Deschamps, a presidente da FECAM apresentou um levantamento da entidade sobre a defasagem nos valores repassados aos municípios para custear o transporte de estudantes da rede estadual. “Não dá para ficar sem reajuste, a maioria das prefeituras não suporta mais o custo”, destacou. Para compensar as perdas acumuladas com a inflação dos últimos dois anos, o reajuste deveria ser de 17,63%. Outro pedido apresentado por Adeliana foi a antecipação do pagamento para o começo do mês em que o serviço será executado ao invés de ser no final, como é atualmente.

O secretário disse que isso é uma “alternativa interessante” e já determinou a criação de um grupo de trabalho para estudar mudanças nas tabelas e possibilidade de ajustes. Uma reunião do colegiado com a participação de representantes da FECAM e da Secretaria de Estado ficou agendada para o dia 3 de março, às 13h30. Participaram do encontro, os diretores da Secretaria da Educação de Administração Financeira , Djalma de Souza Coutinho; de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola, e o coordenador do Transporte Escolar, Admir Amaral Ribeiro; além do diretor executivo da FECAM, Rodrigo Guesser e coordenador de desenvolvimento regional, Emerson Souto.

Convite – Durante as audiências, além de apresentar a pauta prioritária dos prefeitos e prefeitas, Adeliana aproveitou para reforçar o convite para o XV Congresso Catarinense de Municípios, que será promovido pela FECAM, em parceria com as 21 Associações de Municípios, entre os dias 14 e 16 de março, em Joinville.

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação
Sair da versão mobile