Blog do Prisco
Manchete

Portos interditados em SC: Abiva solicita manutenção de benefícios fiscais para importações

A Aliança Brasileira dos Importadores Varejistas e Atacadistas (Abiva), com sede em Itajaí (SC), solicitou via ofício à Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC), que as importações destinadas aos portos de Itajaí e Navegantes, e desembarcadas em portos de outros Estados, em virtude das fortes chuvas do mês de outubro, possam manter a utilização do Tratamento Tributário Diferenciado – TTD. A medida ocorre em virtude do fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, determinados pela Marinha do Brasil por conta das condições climáticas.

A expectativa é que a decisão pela manutenção do benefício fiscal, desde que as mercadorias sejam desembaraçadas em Santa Catarina, seja publicada nos próximos dias. Outras entidades também reforçaram o pedido, como a Associação Empresarial de Itajaí (ACII), o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Santa Catarina (Sindaesc) e o Sindicato das Empresas Operadoras de Terminais Retro-portuários de Itajaí e Região (Sinter).

Segundo a presidente da Abiva, Maria Claudia Hoepers, a solicitação visa garantir a manutenção dos benefícios fiscais, sem prejuízo às empresas importadoras em relação ao recolhimento do ICMS. “Há cargas que desembarcariam em SC e, por conta do fechamento dos portos, foram encaminhadas a Paranaguá e Santos, por exemplo. Há ainda uma fila expressiva de navios aguardando a liberação para acessar o rio Itajaí e conseguir atracar no porto de Navegantes e Itajaí, e sem qualquer previsão de liberação. Portanto, essa normativa implica em um alívio tributário aos contribuintes. Torcemos para que a publicação ocorra em breve, garantindo segurança jurídica às operações ao abrigo do TTD”, ressalta.

Hoepers lembra que em anos anteriores o Governo do Estado já editou ato normativo similar, possibilitando o desembarque de mercadorias em portos de outros Estados, em decorrência de intempéries climáticas.

Posts relacionados

Itajaí realiza seminário de alfabetizaão com educadores da rede municipal

Redação

Marejada 2025 gera oportunidade de emprego e renda

Redação

Itajaí é premiada por projeto de monitoramente da Defesa Civil no Congresso de Cidades Digitais Inteligentes

Redação
Sair da versão mobile