Neste sábado (24/1), as operações da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública em Joinville completam dois meses. Neste período, a Concessionária QLuz Joinville, empresa responsável pelo serviço, realizou quase 5 mil manutenções em toda a cidade e, nos próximos dias, começa a modernização do sistema.
Ao todo, a concessionária realizou 2.988 manutenções após registro da população e outras 1.845 em rondas próprias das equipes, totalizando 4.833 manutenções. O prazo médio de atendimento das demandas registradas pelo call center, atualmente, é de aproximadamente 55 horas, pouco mais de dois dias.
De acordo com Thiago Molina, diretor de Operações da Unidade de Iluminação Pública da Seinfra, o início da concessão tem apresentado resultados positivos, mesmo diante das condições climáticas. Com chuva, os serviços não ocorrem por envolverem eletricidade e colocarem em risco a segurança das equipes.
“A gente tem um cenário positivo, tivemos um bom começo. Sabemos que ainda há muito trabalho pela frente, porque existe uma demanda represada grande, mas pouco a pouco as equipes estão avançando”, avalia Thiago.
Por conta do volume de solicitações, as equipes de manutenção foram ampliadas de seis para dez equipes.
“Via call center, o atendimento está rápido. Tirando os casos de furto, que dependem de outras concessionárias, a manutenção comum está dentro de um prazo bastante satisfatório”, complementa o diretor.
Atualmente, a Seinfra está conduzindo, junto com a QLuz Joinville, o processo de integração do aplicativo Joinville Fácil ao sistema da concessionária. Essa etapa é fundamental para garantir a integração das informações e a continuidade das manutenções que haviam sido solicitadas antes do início da operação da PPP.
Parque Sambaqui Guaíra teve iluminação requalificada
Neste início de operação da PPP da Iluminação Pública, um dos trabalhos realizados foi a manutenção e requalificação da iluminação do Parque Sambaqui Guaíra, no bairro Aventureiro. No local, houve furto de cabos de energia elétrica e danos em caixas de passagem. O prejuízo foi calculado em aproximadamente R$ 70 mil.
Com a PPP, é transferida integralmente para a concessionária a responsabilidade pela reposição da rede em caso de furtos de fiação, vandalismo e quaisquer danos ao sistema de iluminação pública, desde que não seja o caso de manutenção que exija intervenção por parte da Celesc.
“No Parque Sambaqui Guaíra, o dano foi bem grande, exigiu levantamento técnico, reposição de cabos, conectores, testes e a recomposição de toda a infraestrutura”, explica Thiago. O trabalho foi concluído em cerca de dez dias, mantendo o padrão de qualidade da iluminação no parque, com lâmpadas de LED que proporcionam maior iluminância (o quanto as lâmpadas iluminam uma área).
Segundo o diretor, as demais praças que sofreram furtos vão passar pelo mesmo procedimento, com a instalação de luminárias em LED prevista no processo de modernização, o que vai garantir ganho de iluminância significativo e mais segurança para que as famílias possam usar esses espaços também durante à noite.
Modernização da iluminação pública inicia na próxima semana
Além do trabalho de manutenção, a PPP entra agora em uma nova fase com o início da modernização da iluminação pública e a substituição integral das luminárias existentes por tecnologia de LED em ruas, praças e parques, eliminando falhas recorrentes. A concessionária também deve monitorar continuamente o desempenho dos equipamentos e realizar trocas preventivas.
“A modernização será feita com ciclos, que a gente chama de marco. Então, cada marco contempla uma quantidade de bairros, com as equipes avançando e fazendo toda a troca da iluminação antiga para a nova. Não é só trocar uma luminária por outra. Vamos ter ruas mais iluminadas e mais seguras”, detalha Thiago.
A modernização inicia a partir da próxima segunda-feira (26/1) pelas ruas Dr. João Colin e Blumenau, com a substituição dos conjuntos de braço e luminária nos postes da Celesc. As equipes da QLuz Joinville atuarão das 9h às 16h com caminhões em diferentes pontos ao longo de toda a extensão das ruas, avançando conforme o andamento dos serviços.
Durante a execução do trabalho, a circulação de veículos será mantida, com sinalização realizada pela concessionária por meio de cones para a segurança de motoristas e pedestres.
No primeiro trimestre de 2026, os bairros que receberão a modernização, além do Centro, serão o Costa e Silva, Vila Nova e Morro do Meio, que apresentam os maiores índices de instabilidade no sistema de iluminação.
Com a nova tecnologia, o padrão de iluminação será elevado em toda a cidade, o que contribui diretamente para maior sensação de segurança, ocupação dos espaços públicos pelas famílias e valorização de áreas estratégicas.
A PPP também prevê ampliação significativa do parque de iluminação, com expectativa de aumento em até 10 mil pontos. Mesmo com todos estes investimentos, a PPP não resultará em taxas extras para os joinvilenses, pois os investimentos serão custeados com recursos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP).


