Nesta quarta-feira (6/11), o prefeito Adriano Silva representou Joinville no Smart City Expo World Congress, em Barcelona. O evento é considerado o principal encontro focado no desenvolvimento de cidades inteligentes e na transformação urbana do mundo.
O exemplo apresentado pelo prefeito foi o programa de implantação de Passeios Públicos de Joinville. A iniciativa, que visa estimular a convivência em comunidade, o desenvolvimento econômico e a acessibilidade, foi recentemente reconhecida em premiações estaduais e nacionais.
“Ter a oportunidade de mostrar o exemplo de Joinville no maior evento de cidades inteligentes do mundo é ter a certeza que estamos no caminho certo! A infraestrutura inteligente não é apenas sobre alta tecnologia, mas sobre usar o planejamento para melhorar a vida das pessoas. Nosso projeto de Passeios Públicos é um exemplo de cidade sendo pensada para o cidadão”, observa o prefeito.
Adriano foi um dos palestrantes convidados para o painel temático “Quando as cidades pensam: como a infraestrutura inteligente transforma a vida urbana”. O prefeito debateu o tema ao lado de especialistas internacionais, como Romullo Baratto, gerente de Projetos do ArchDaily; Petra Hurtado, da Associação Americana de Planejamento; Mohammed Dhaifallah Alotaibi, chefe de Soluções de Cidades Inteligentes da Arábia Saudita; e Julio de Salvo, executivo da Globant.
Desde 2021, a Prefeitura implantou Passeios Públicos nos bairros Boa Vista, Espinheiros, Paranaguamirim e Aventureiro. A estratégia utiliza uma metodologia urbanística chamada ‘Acupuntura Urbana’ para promover melhorias nas comunidades por meio de obras estratégicas. O próximo Passeio Público a ser implantado será no Parque Guarani, com autorização para início da construção prevista ainda para este ano. O investimento total em Passeios Públicos até o momento ultrapassou os R$26,5 milhões.
“Apresentar este nosso exemplo, que já foi premiado nacionalmente, para um debate com especialistas internacionais, coloca Joinville na vitrine global de boas práticas. Ao mesmo tempo, aproveitamos a participação no evento para observar o que o mundo está fazendo para cidades inteligentes para trazer mais inovação e adaptar isso aos nossos projetos para Joinville”, complementa o prefeito.


