Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Prefeito Buligon é eleito Presidente do Consórcio Iberê

O Consórcio Iberê (Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental) realizou na tarde desta terça-feira (18/12), na Sala de Reuniões da Prefeitura de Chapecó, a Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas, Apresentação dos Resultados dos Projetos de 2018 e eleições de Presidência, Conselhos Fiscal e Executivo.  Participaram Prefeitos, conselheiros e coordenadores dos Municípios. O Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon foi eleito Presidente do Consórcio para o próximo biênio (2019/2020).

O Consórcio Iberê é composto por sete Municípios inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó/Irani que são: São Carlos, Águas de Chapecó, Caxambú do Sul, Planalto Alegre, Guatambú, Chapecó e Cordilheira Alta. Os objetivos são: Discutir e implementar um programa integrado de respeito pela natureza e cidadania; capacitar grupos de trabalho para desdobrar a metodologia de planejamento usando bacias hidrográficas como unidades de gestão; e promover o consenso entre as vertentes comunitária e institucional, na identificação dos problemas inserindo os atores neste processo.

foto>divulgação

Na pauta da reunião de hoje teve uma explanação sobre o PIGIRS – Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – e definida a integração de todos os Municípios Consorciados ao Plano de Chapecó, que já virou Lei. Também foram apresentados os resultados do Projeto Mata Ciliar, desenvolvido no último ano.

Com o Projeto Mata Ciliar o Consórcio Iberê conseguiu atender 424 famílias, ajudando a isolar e recuperar 282 hectares de Áreas de Preservação Permanente, o equivalente a 282 campos de futebol de área preservada. “Nós entramos com o material e todo o suporte necessário, mas os agricultores foram os protagonistas nesse trabalho. Preservando a mata ciliar, eles conseguiram aumentar a quantidade de água, melhorar a qualidade, e consequentemente, aumentar a renda”, explicou a Secretária Executiva do Consórcio Iberê, Sílvia Valdez.

O Prefeito Luciano Buligon, eleito Presidente do Consórcio para os próximos dois anos, falou da importância em difundir essa onda de Preservação Ambiental por todo o território da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó/Irani. “Nosso ideal é ter 100% da mata ciliar preservada. Em Chapecó, vamos começar pelo entorno do Lajeado São José. Como meta para os próximos dois anos, vamos trabalhar com os moradores nos arredores do Lajeado”, adiantou o Prefeito.

 

 

Posts relacionados

Presidente do TJSC assume o recém-criado cargo de diretor do Fundo de Modernização do CNJ

Redação

Corte no orçamento 2026 do DNIT ameaça principais obras em SC, diz FIESC

Redação

Itajaí realiza seminário de alfabetizaão com educadores da rede municipal

Redação
Sair da versão mobile