Blog do Prisco
Destaques

Prefeitura de Blumenau amplia bolsa de estudos de ensino superior

A Prefeitura de Blumenau enviou para a Câmara de Vereadores, nesta semana, um projeto de lei que amplia a concessão de bolsas de estudo na Furb. O objetivo é incluir jovens que se inscreveram no Universidade Gratuita, do Governo do Estado, e não conseguiram iniciar os estudos por conta do limite de vagas do programa. A proposta do município é incluir esse grupo na Lei 8793/2019, que prevê bolsas de estudo de até 60% para alunos que passaram pelos programas das secretarias da Família e de Desenvolvimento Social, além de beneficiários do bolsa atleta. O projeto foi aprovado pelos vereadores nesta quinta-feira, dia 29, e será sancionado pelo prefeito Egidio Ferrari assim que retornar ao gabinete.

“A Furb nos avisou que mais de 250 alunos não puderam ser contemplados com o Universidade Gratuita por conta do limite que existe em cada instituição. Pensando em dar mais oportunidades para a nossa comunidade de conseguir cursar Ensino Superior, propomos a inclusão desse novo grupo a uma Lei que já está em vigor no município. Ganha o município, com mão de obra de qualidade, e ganha a Universidade, com mais um incremento de receita”, afirma o prefeito.

Lei 8793/2019 prevê bolsas de estudo de 60% para cinco grupos e o anteprojeto encaminhado prevê a inclusão deste sexto grupo que, a exemplo dos outros, precisa seguir os seguintes critérios para ser contemplado: ter residência na cidade de Blumenau e renda própria mensal não superior a três salários mínimos.

“O Programa Universidade Gratuita é um grande ganho para Santa Catarina, um acerto do governador Jorginho Mello, que dá a oportunidade para que a população de menor renda possa cursar o Ensino Superior. Mas sabemos que neste primeiro momento, não é possível conseguir vagas para todos, por isso o município se viu na obrigação de tentar ajudar essas pessoas de alguma forma”, disse ainda Ferrari.

A Prefeitura ainda reforça que as despesas decorrentes da concessão dessas bolsas de estudo correrão pelo produto da arrecadação do imposto sobre a renda que a Universidade teria de pagar ao município, sem a necessidade de onerar os cofres públicos e retornando o investimento na qualificação de mão de obra da cidade.

Posts relacionados

Prefeitura de Joinville abre consulta online e realiza audiência pública sobre a PPP de infraestrutura para novas unidades escolares

Redação

Blumenau cria setor para incentivar participação de pequenas empresas em licitações pública

Redação

Prefeitura de Blumenau divulga datas de pagamento da segunda parcela do 13º e do abono do magistério

Redação
Sair da versão mobile