Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Prefeitura de Criciúma distribui 2,2 mil telhas

Um mutirão organizado pela a prefeitura de Criciúma neste final de semana, atendeu famílias de oito bairros

“Parecia que ia desabar o mundo. Muita pedra. Minha casa ficou com o telhado todo perfurado. Quando parou a chuva, minutos depois saí pra pedir ajuda e a caminhonete da Defesa Civil estava estacionada na frente da minha casa fazendo a distribuição de lonas. No outro dia pela manhã, um caminhão da prefeitura estava parado na minha rua distribuindo as telhas. Fiquei espantada com a rapidez e muito feliz com o tratamento que a prefeitura nos deu”, conta a moradora da bairro Progresso, Adelita Cândido de Oliveira, que divide uma casa de 50 m² com seu marido e mais quatro filhos.

Imediatamente após o temporal da última quinta-feira (16), as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, com a ajuda das demais Secretarias e do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército Brasileiro, iniciaram o atendimento e assistência aos 880 cadastros de atingidos pela forte chuva de granizo.

Um mutirão com cinco equipes foi organizado no Centro de Eventos José Ijari Conti e direcionados aos bairros.  Ao todo cinco caminhões estão atendendo as comunidades atingidas, Progresso, São Sebastião, Santo André, Vila Manaus, Jardim União, Nova Esperança, Cidade Mineira e Grande Santa Luzia. Até domingo (19), foram distribuídas mais de 2,2 mil telhas, beneficiando as famílias de baixa renda devidamente identificadas e cadastradas pela Defesa Civil do Município.

Corpo-a-corpo

O prefeito, Clésio Salvaro (que botou, literalmente, a mão na massa – foto) e o vice-prefeito, Ricardo Fabris, acompanharam durante todo final de semana os trabalhos diretamente nos bairros. “Estamos trabalhando intensamente. No primeiro momento entregamos lonas à todos os atingidos. Desde sábado estamos realizando a entrega das telhas. Vamos atender toda a demanda, isso poderá levar alguns dias podendo durar boa parte da semana. A tendência é que os trabalhos sejam finalizados até quinta-feira”, diz o prefeito Clésio Salvaro.

Após a realização de avaliação de danos e prejuízos, uma nova remessa de telhas será expedida. De acordo com a coordenação da Defesa Civil, com mais um lote de 2,3 mil telhas, será suficiente para atender todas as comunidades. “Nós temos o número de cadastros, mas não temos um número preciso de atingidos, porque tem famílias que por falta de orientação ou informação não fizeram o registro. Mas verificado o estrago e a necessidade, a prefeitura está atendendo e disponibilizando o material”, afirma o prefeito

*Ajuda Extra*

A partir de segunda-feira (20), o mutirão contará, além da ajuda do Exército Brasileiro, também com 20 apenados que estão no regime semiaberto. Neste final de semana o coordenador do Presídio Regional de Criciúma, Felipe Alves Goulart e o prefeito Clésio Salvaro, conversaram sobre o assunto e acertaram o reforço extra. “Precisamos de mão de obra. O coordenador verificou a viabilidade jurídica de nos ceder esses homens, e nada mais justo que dar a oportunidade para quem está querendo a ressocialização com a comunidade. O Exército já está nos ajudando, quanto mais ajuda tivermos, mais rápido o problema será sanado”, explica Salvaro.

*Situação de Emergência*

Clésio Salvaro decretou situação de emergência de pequena intensidade (nível 1), no município na tarde de sexta-feira (17). A chuva de granizo que atingiu alguns bairros de Criciúma, deixou pelo menos 880 residências com telhados danificados.

Posts relacionados

Eles não se emendam. Nunca

Redação

MDB do Vale do Itajaí tem pré-candidato a deputado federal

Redação

Santa Catarina cresce 4,9% em 2025 e registra o segundo melhor desempenho econômico do país, aponta professor da Univali

Redação
Sair da versão mobile