Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Prefeitura de Florianópolis realizará escolha de diretores de escolas e creches

A votação ocorrerá no dia 11 de dezembro. Candidatos têm até sexta-feira para fazerem suas inscrições

Está marcado para o dia 11 de dezembro a escolha dos novos gestores das escolas e núcleos de educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis. Por intermédio de voto, o processo ocorrerá das 7h30 da manhã às 20 horas nas unidades educativas. Os interessados terão até as 19 horas desta sexta-feira, 24, para fazerem suas inscrições em formulário eletrônico disponível no site da Secretaria Municipal de educação (SME). O mandato dos diretores e diretoras será de três anos.

Para os candidatos é obrigatório terem participado do Curso de Gestão Escolar para Desenvolvimento e Aprendizagem que será ofertado em ambiente virtual de 10 a 21 de novembro. Com auxílio desta capacitação, os profissionais irão elaborar o seu Plano de Gestão Escolar com base nas diretrizes e orientações da SME, no Projeto Político Pedagógico da unidade educativa, nas resoluções do Conselho Municipal de Educação (CME) e na legislação vigente.

Estão aptos a votar os servidores efetivos, substitutos, designados, à disposição, comissionados, terceirizados e estagiários, que estejam atuando na unidade educativa. Igualmente estão credenciados pai, mãe ou responsável legal das crianças e adolescentes.

Quem também pode votar são os estudantes do 6º ao 9ºano do ensino fundamental e matriculados na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Os servidores e funcionários terceirizados que possuam filhos, devidamente matriculados, votarão somente na qualidade de funcionários.

APURAÇÃO

A ata com o registro dos resultados deverá ser encaminhada à Comissão Geral, em documento específico, por meio eletrônico, até às 22h do dia 11 de dezembro. Será considerado escolhido o candidato que obtiver o maior número de votos apurados. Não serão excluídos os votos brancos e nulos, que deverão ser considerados no cálculo final da apuração.
Cada votação terá que atingir o quórum mínimo de 33% por segmento. Em caso de empate será escolhido, em ordem de prioridade, o candidato que tiver maior tempo de serviço na unidade educativa e maior tempo de serviço na rede municipal de ensino.

DEMOCRACIA PERPETUADA POR GERAÇÕES

O processo democrático para provimento de diretor de unidade educativa ocorre desde 1986. Em um primeiro momento, só era realizado em escolas básicas (1ª série à 8ª série). A partir de 1994, o processo foi ampliado para todas as unidades, contemplando as escolas desdobradas (atualmente 1º ano ao 5º ano), bem como para as creches.

Posts relacionados

Prefeitura de Criciúma conquista selo Diamante em transparência pública

Redação

Tribunal de Justiça de Santa Catarina conquista ouro no Prêmio CNJ de Qualidade

Redação

Florianópolis registra mais de 50 mil notas fiscais emitidas no primeiro dia de obrigatoriedade pelo sistema nacional

Redação
Sair da versão mobile