Ato de assinatura ocorreu nesta segunda-feira (1º de dezembro), no Centro Cultural Vidal Ramos; concessão foi autorizada pela Lei Municipal nº: 4.814, de 21 de julho de 2025
A concessão do equipamento cultural foi autorizada pela Lei Municipal nº: 4.814, de 21 de julho de 2025, que estabelece a administração do espaço pela Fecomércio SC, por meio do Sesc, passando a administrar o Memorial, assim como já acontece com o Centro Cultural (Colégio Rosa). A proposta de cessão foi submetida ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), que deliberou favoravelmente à transferência de gestão. A lei prevê concessão de administração do espaço por no mínimo 20 anos. “Nossa Lages precisa ter cuidado com a própria história. O Memorial Nereu Ramos representa a identidade do nosso povo, a memória política do nosso Estado e do nosso país. Preservar este espaço é respeitar o passado, valorizar quem fez parte dele e garantir que as futuras gerações tenham acesso a este legado. Hoje damos um passo definitivo para assegurar que este patrimônio esteja protegido e acessível”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.
O acervo histórico, reunindo objetos pessoais, medalhas, documentos, livros, jornais e peças do período político de Nereu Ramos, também passou por inventário completo, com catalogação, registros fotográficos e procedimentos técnicos de conservação. O material está sob guarda da equipe técnica da Fundação Cultural de Lages (FCL) e do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) até a finalização das obras. “Assim como em muitas cidades do país, esta parceria institucional permitirá melhor gestão e preservação. Reforço o compromisso da prefeita Carmen Zanotto com a proteção e a valorização dos espaços culturais de Lages, garantindo que sigam vivos, acessíveis e significativos para nossa comunidade. Após anos de limitações, o Memorial ganha agora uma oportunidade real de revitalização e fortalecimento de suas funções culturais”, defende a superintendente da FCL, Carla Zonatto.
O Memorial é responsável por guardar o acervo histórico e cultural relacionado à vida de Nereu Ramos, lageano nascido na Coxilha Rica em 3 de setembro de 1888, único catarinense a ocupar o cargo de Presidente da República do Brasil. “Para nós, realizar a reestruturação deste Memorial é motivo de grande satisfação. O projeto é pensado com muito cuidado, para oferecer ao público um espaço digno, com uma proposta cultural forte”, ressalta o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.
Visita técnica ainda em 2024
O caminho até a assinatura começou ainda em 2024, quando a prefeita eleita realizou uma visita técnica ao espaço, acompanhada do presidente da Fecomércio SC e de equipes técnicas. Na ocasião, foram identificadas condições estruturais precárias e riscos ao acervo histórico.
Já no dia 27 de janeiro deste ano de 2025, o Município anunciou oficialmente a parceria com a Fecomércio SC para viabilizar a recuperação do Memorial Nereu Ramos, com as primeiras tratativas alinhadas junto à diretoria regional da entidade.
Na sequência, o projeto avançou com a aprovação do Projeto de Lei (P.L.) no Poder Legislativo Municipal, culminando na assinatura realizada nesta segunda-feira, e oficialização da nova fase do espaço cultural.
Texto: Gabriela Sassi
Fotos: Nilton Wolff


