Relatórios fazem parte da metodologia de planejamento estratégico adotada pela atual gestão
A Prefeitura de Brusque, por meio do Escritório de Projetos da Secretaria de Administração e Gestão Estratégica (Sage), publicou os Relatórios Parciais de Avaliação dos Contratos de Gestão referentes ao segundo mandato do prefeito reeleito André Vechi e do vice-prefeito reeleito Deco Batisti. O documento analisa o desempenho de 24 órgãos municipais, entre secretarias, fundações e autarquias, com foco no cumprimento de metas estabelecidas para o biênio 2025-2026.
Em reunião do colegiado de secretários realizada na última segunda-feira (2), os gestores municipais receberam os resultados dos contratos firmados no início de 2025. O modelo, inédito no âmbito das gestões municipais de Santa Catarina, estrutura objetivos, metas e prazos individualizados para cada pasta. “Hoje publicamos as avaliações parciais dos contratos de gestão, que fazem parte da nossa metodologia de Gestão Orientada para Resultados”, disse o prefeito André Vechi.
“Este instrumento estrutura os objetivos, metas, prazos e responsáveis por entregar os projetos que transformarão a vida do cidadão brusquense”, completou o prefeito. O chefe do Executivo acrescentou que “assim fazemos gestão pública em Brusque: com transparência e rigor técnico. Estamos alinhados com cada secretário para entregar com eficiência os compromissos que foram assumidos durante a campanha”.
O monitoramento atual abrange uma carteira robusta de 242 projetos e 202 indicadores, um crescimento expressivo de 132% e 56%, respectivamente, em relação ao ciclo anterior. O balanço parcial de dezembro de 2025 aponta um cenário positivo: com apenas um ano do segundo mandato, o avanço agregado de todos os projetos já alcança 53% da carteira , partindo de 15% em junho do mesmo ano.
Já o cumprimento das metas dos indicadores elencados atingiu 70% do proposto. O objetivo central da atual administração é garantir a entrega de 100% dos projetos propostos no Plano de Governo. Os eixos com maior destaque na taxa de conclusão parcial foram “Gestão e Eficiência” (45%) e “Segurança e Defesa Civil” (43%).
Esta metodologia é referendada em um Caderno Técnico Metodológico fundamentado em boas práticas internacionais, como o guia PMBOK e normas ISO. “Só conseguimos fazer gestão daquilo que conseguimos mensurar”, destacou o Secretário de Administração e Gestão Estratégica, João Matheus Tusset.
“Esse resultado expressivo só foi possível porque, na atual gestão, é realizado um trabalho de gestão pública com elevado rigor técnico, que reduz a subjetividade e garante que o recurso público seja aplicado onde realmente gera resultado para a sociedade”, complementou.
A metodologia de Gestão Orientada para Resultados integra três dimensões: execução de projetos, cumprimento de indicadores e alinhamento estratégico ao Plano de Governo. O Caderno Técnico, os contratos de gestão e as avaliações completas de cada pasta podem ser acessados pela população no portal oficial: https://brusque.atende.net/cidadao/pagina/contratos-de-gestao


