Blog do Prisco
Destaques

Prefeituras de Brusque e Guabiruba oficializam projeto de nova ligação viária

Via ligará as ruas Ernesto Bianchini e Nicolau Schaefer, com cerca de 3,4 quilômetros de extensão entre Brusque e Guabiruba

Na tarde desta sexta-feira (30), a prefeitura de Brusque assinou a ordem de serviço para a elaboração do projeto básico e executivo da nova ligação viária entre os dois municípios. O projeto será desenvolvido pela empresa NES Engenharia e Construções, vencedora do processo licitatório.

A obra vai ligar a Rua Ernesto Bianchini, nas proximidades da empresa Irmãos Hort, em Brusque, à Rua Nicolau Schaefer, em Guabiruba. A extensão total será de aproximadamente 3,4 quilômetros, incluindo a via principal e os acessos, sendo cerca de 1,95 km em Brusque e 1,45 km em Guabiruba.

A nova ligação vai melhorar a fluidez do trânsito, reduzir o tempo de deslocamento e impulsionar o desenvolvimento urbano e econômico da região. O prazo para a elaboração dos projetos básico e executivo é de até quatro meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço.

Além do traçado da via, o projeto inclui estudos de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, obras de contenção, obras complementares, rede de energia e iluminação pública. Além da elaboração e licenciamento ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), incluindo os estudos exigidos, o inventário florestal e as autorizações necessárias para a execução da obra.

“Em relação à ligação entre Brusque e Guabiruba, é importante destacar que as cidades são praticamente conurbadas, o que gera um intenso fluxo diário de pessoas que residem em um município e trabalham no outro. Esse novo acesso será fundamental para desafogar o tráfego na Rua General Osório, permitindo que os motoristas se conectem diretamente à Nova Beira Rio, nas imediações da empresa Irmãos Fischer”, comentou o prefeito André Vechi.

“Essa iniciativa é fruto de uma forte parceria com o prefeito Zirke, de Guabiruba. Para evitar a burocracia de um consórcio formal, optamos por um acordo de cooperação técnica e financeira, enquanto Brusque custeia o projeto do novo acesso, Guabiruba assume o projeto de uma nova ponte definitiva, na localidade da Cristalina”, concluiu.

Posts relacionados

Secretário de Fazenda de Brusque assume cadeira titular no Conselho Superior do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS)

Redação

Prefeitura de Brusque homologa resultado final de Concurso Público Multientidades

Redação

Programa Gabinete Aberto, em Brusque, será retomado em fevereiro

Redação
Sair da versão mobile