Blog do Prisco
Destaques

Prêmio Líderes do Brasil 2025 irá homenagear duas empresas centenárias de Santa Catarina

Evento de premiação do LIDE SC será realizado em novembro e é considerado o maior reconhecimento empresarial multissetorial do país

São raras as empresas que chegam aos 100 anos no Brasil. O último levantamento, feito pela Associação Comercial de São Paulo, revelou que apenas 190 das mais de 14,5 milhões de companhias registradas no país eram centenárias, ou seja, pouco mais de 0,01%. Em Santa Catarina, a FIESC identificou 16 indústrias que conseguiram alcançar essa idade. Uma conquista que precisa ser celebrada.

O Prêmio Líderes do Brasil, maior reconhecimento multissetorial do país, prestará uma homenagem especial a duas catarinenses que completam 100 anos em 2025: a RenauxView, de Brusque, e a Duas Rodas Industrial, de Jaraguá do Sul. Ambas serão distinguidas na categoria Empreendedorismo Catarinense, que valoriza a trajetória, relevância histórica, impacto socioeconômico e atuação ética ao longo de um século.

A cerimônia está marcada para o dia 5 de novembro, na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis. Será uma festa exclusiva para 250 convidados, entre líderes empresariais e institucionais e autoridades de Santa Catarina. O evento regional antecede a premiação nacional, que ocorrerá no dia 1º de dezembro, em São Paulo.

Segundo Delton Batista, presidente do LIDE Santa Catarina e LIDE Rio Grande do Sul, celebrar a longevidade desses empreendimentos é uma forma de inspirar outros empreendedores. “Ao reconhecer empresas centenárias, celebramos a força do empreendedorismo catarinense e a capacidade de adaptação que sustenta negócios ao longo de gerações. Essas histórias mostram que é possível crescer com ética, inovação e compromisso com a sociedade, atributos que definem a liderança que o LIDE valoriza”, afirma.

RenauxView

Indústria de Brusque é comandada pelos irmãos Armando Hess de Souza (CEO) e Os sócios Márcio L. Bertoldi (CFO).
Crédito da foto: Divulgação RenauxView

A empresa é herdeira de uma tradição têxtil iniciada há mais de 130 anos. Fundada em abril de 1925, em Brusque, sua produção era concentrada em tecidos para usos decorativos. A partir da década de 1970, voltou o foco para abastecer a indústria de camisaria masculina. Em 2006, com a mudança no controle societário e administrativo, se reposicionou e passou a ser uma das principais fornecedoras de tecidos planos para a indústria da moda brasileira.

Duas Rodas

Leonardo Fausto Zipf, presidente do Conselho de Administração, e Rosemeri Francener, presidente-executiva da Duas Rodas.
Crédito da foto: Divulgação Duas Rodas

A empresa é uma das pioneiras na extração de óleos essenciais para produção de aromas e sabores. Fundada, em 1925, em Jaraguá do Sul, pelo casal de imigrantes alemães Hildegard e Rudolph Hufenüssler, hoje está presente em mais de 70 países. São três fábricas no Brasil , três na América Latina, seis centros de pesquisa e desenvolvimento e um centro de inovação. Produz aromas, condimentos, extratos e desidratados, insumos para a indústria de sorvetes, confeitaria e chocolates e também para a alimentação animal.

O prêmio

A edição deste ano tem como tema Cidadania Empresarial e da Liderança para o Futuro. A tradicional homenagem promovida pelo LIDE distingue empresas e personalidades em diferentes categorias, seja por setor ou por tema estratégico. Além da homenagem às empresas centenárias, o Prêmio Líderes reconhecerá organizações e personalidades em mais de 20 categorias, abrangendo setores como Agronegócio, Economia Criativa, Indústria, Construção Civil, Mercado Imobiliário, Tecnologia, Varejo, Turismo, Serviços, Logística e Infraestrutura. Também estão previstas distinções especiais, como o Prêmio Líderes ESG, que destaca boas práticas em Educação para o Futuro, Governança, Cidades Inteligentes, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

O processo de definição dos vencedores segue três etapas principais: indicações abertas à sociedade civil e comunidade empresarial, avaliação pelo Conselho Estratégico do LIDE SC e, por fim, anúncio dos premiados na cerimônia de novembro. O regulamento 2025, com datas para abertura das indicações, será divulgado ainda neste mês.

Nas últimas edições, o prêmio já homenageou nomes como Luciano Hang (Havan), Jorge Freitas (Intelbras), César Gomes (Portobello), Viviane Lunelli (Grupo Lunelli) e João Adibe (CIMED), consolidando-se como uma das mais relevantes plataformas de reconhecimento empresarial do Brasil.

Posts relacionados

PIB de Santa Catarina mantém liderança de crescimento no país

Redação

Tarifaço dos EUA impacta economia do Sul do Estado

Redação

Santa Catarina tem a maior proporção de municípios entre os 20 primeiros do Ranking de Competitividade

Redação
Sair da versão mobile