Destaques

Presidente da Fecam é porta-voz das demandas municipalistas

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Adeliana Dal Pont, prefeita de São José, foi a porta voz da entrega da pauta municipalista na Câmara dos Deputados. Ela acompanhou o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski (ao lado de Adeliana na foto interna), e outras lideranças em conversa nesta quarta-feira, 8 de março, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ-E na foto de capa). O encontro, com a participação de diretores da entidade e lideranças municipalistas estaduais, além de outros parlamentares, teve por objetivo pedir apoio para a votação de pautas importantes aos Municípios em tramitação na Casa.

Na oportunidade, Ziulkoski destacou os itens da pauta e ressaltou a necessidade de o Plenário da Casa aprovar o Requerimento 2.542/20158, que solicita urgência para apreciação do projeto que prorroga o prazo para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. “É impossível os Municípios cumprirem o que está sendo exigido”, alertou.

Adeliana - Ziulkoski

Constam da pauta, ainda, o projeto que trata da derrubada do veto ao projeto do Imposto sobre Serviços (ISS), a reforma da previdência, o parcelamento de débitos previdenciários, o piso nacional do magistério, a atualização monetária dos valores de programas federais.

Marcha
Ziulkoski também fez o convite ao presidente da Câmara para participar da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento ocorre de 15 a 18 de maio, em Brasília, e deverá reunir centenas de autoridades dos três Poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário. Rodrigo Maia afirmou que deverá estar presente ao evento.

Fórum Parlamentar CatarinenseNa noite desta terça-feira, 7, a presidente da FECAM participou, no Senado Federal, de reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, sob a coordenação do Senador Dalírio Beber. Na pauta, assuntos de interesse do municipalismo, tais como piso dos professores, prorrogação do prazo para se adequar a lei dos resíduos sólidos e o estabelecimento de prazos para pagamento dos débitos previdenciários.

Senado
Ziulkoski entregou a pauta municipalista ao líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Também participaram o presidente da AMA, Hugo Wanderley, e o senador Cidinho (PR-MT). Eles destacaram a necessidade de obter o apoio do Senado em projetos importantes para os Municípios. Dentre eles, a distribuição dos recursos de repatriação.

Posts relacionados

Minoria cobra explicações: Governo Lula usa estatais como fábrica de supersalários para aliados políticos

Redação

Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres deve iniciar em julho

Redação

Amrec participa do Fórum Estadual de Projetos e Convênios

Redação
Sair da versão mobile