Blog do Prisco
Manchete

Presidente do TSE decide mandato de SC: Guidi ou Ana Paula

Caberá à ministra Rosa Weber, presidente do TSE, decidir quem ficará definitivamente com uma das 16 cadeiras de Santa Catarina na Câmara dos Deputados. A disputa é entre Ricardo Guidi, do PSD, que atualmente está no cargo, e Ana Paula Lima, do PT.

O placar, que parecia praticamente decidido a favor da petista, virou novamente. Ministro Luiz Roberto Barroso, que pediu vista do processo em agosto, votou a favor do pessedista na terça-feira à noite. Sua argumentação levou outro ministro, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, a mudar o próprio voto. Agora está três a três, cabendo o voto de minerva à Rosa Weber, que foi indicada para o STF (e essa condição lhe permite integrar e presidir o TSE) por Dilmar Rousseff.

A história é longa, mas pode ser resumida: Ana Paula foi mais votada do que Guidi. O partido dela, no entanto,  não atingiu o coeficiente eleitoral para assegurar mais uma cadeira na Câmara Federal. Faltou um voto. O que está sendo julgado são 491 votos, que foram dados à petista Ana Laís. A Justiça estadual impugnou esses sufrágios que, se forem validados na instância superior, darão o mandato a Ana Paula Lima.

Posts relacionados

Amin anuncia que já tem as 27 assinaturas para instalação da CPI da ‘Vaza Toga’

Redação

Senador Esperidião Amin protocola pedido de abertura da CPI da ‘Vaza-Toga’

Redação

O verdadeiro golpe: jornalista resume como agiu e segue agindo a ditadura no Brasil

Redação
Sair da versão mobile