O presidente da Câmara de São José, vereador Matson Cé (PSD), esteve em Brasília nesta quarta-feira (23) e acompanhou de perto a reunião entre o ministro dos Transportes, Renan Filho, e a bancada catarinense. Em pauta, a urgência de uma solução técnica e definitiva para o trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101 — gargalo histórico da infraestrutura catarinense.
Matson, que recentemente encabeçou a criação de um fórum de vereadores para o debate dos problemas comuns da Grande Florianópolis, ressaltou a importância da participação dos legislativos municipais nas discussões sobre o futuro do trecho. “Não se trata de protagonismo, mas de buscar soluções efetivas para um problema que afeta diretamente a população de São José e de todo o estado”.
Atualmente, o projeto está em fase de elaboração do anteprojeto e encaminhamentos para o licenciamento ambiental, com atenção especial à travessia de áreas indígenas e do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
A proposta apresentada pelo governador Jorginho Mello (PL) sugere a construção de um contorno tipo binário, alternativa que ganhou força por ser mais viável economicamente do que o projeto original de um túnel.
O presidente da Câmara de São José, esteve acompanhado do Vereador Marcus Vinicius de Andrade (PL) e de gestores da Câmara para uma série de outras agendas. Ele reiterou o compromisso da Câmara Municipal em acompanhar de perto as discussões e decisões relacionadas ao Morro dos Cavalos, visando sempre o interesse da população e o desenvolvimento sustentável da região.