Sorriso no rosto, brilho nos olhos e muitos acenos. Foi assim que crianças e adultos acompanharam a passagem dos carros alegóricos e dos personagens do mundo encantado do Natal de Joinville no primeiro Desfile de Natal, nesta sexta-feira (21/11). A atração lotou a rua Rio Branco, no Centro, e coloriu o trajeto entre o Museu Nacional de Imigração e Colonização e o Ginásio Abel Schulz.
O desfile, uma das atrações mais tradicionais da programação, se repete neste sábado (22/11), a partir das 20h, para a alegria de quem prometeu voltar e alívio de quem perdeu a estreia.
Rosemeri Pacheco assistiu ao desfile com a mãe, o marido e a filha Rafaela, de 4 anos. “Foi o primeiro ano que viemos e foi muito legal. Agora vamos aproveitar a noite, visitar as praças e voltaremos nos próximos desfiles, com certeza”, diz.
Para Natália Maidana, que prestigia o Natal de Joinville desde a primeira edição, a noite foi especial. “Eu sempre venho às praças para aproveitar essa magia, mas eu nunca tinha assistido ao desfile. Hoje, trouxe a minha filha (Isabela, 8 anos) e ela ficou muito emocionada”, conta.
Do Aventureiro, o grupo de amigos que se reuniu na calçada em frente ao Museu aproveitou cada detalhe com as filhas. Isabel Gomes da Silva classificou o desfile como “um espetáculo”. “Estava tudo lindo”, destaca. A filha Ana Isabele da Silva, 8 anos, também amou.
Ela e a amiga Lara da Silva e Silva, 9 anos, pulavam e brincavam antes mesmo de o desfile começar. Fotos? Fizeram muitas. Para as duas, o principal destaque da noite foi o simpático Papai Noel.
Inscrições abertas para desfilar com Fritz, Francisca e seus amigos
Desde o ano passado, o Desfile de Natal é organizado em parceria com a Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ). O percurso é feito na companhia dos atrapalhados e divertidos Chineque e Chimia, Boneco de Neve, Biscoito de Natal, jacaré Fritz e Papai Noel. Os bailarinos da Cia. MOA e os músicos da Big Band do Noel também marcaram presença. Ornamentações, luzes e músicas embalaram a passagem dos carros alegóricos e triciclos.
Além do desfile deste sábado (22/11), o público poderá conferir a atração no próximo final de semana (dias 28 e 29 de novembro) e no início de dezembro (dias 5 e 6/12), sempre às 20h, na rua Rio Branco, a partir do Museu Nacional de Imigração e Colonização. Em caso de chuva, a atração é remarcada.
Quem quiser criar uma ala própria para “entrar”, literalmente, no desfile já pode se inscrever. Nos dias 5 e 6 de dezembro, grupos organizados e entidades da cidade poderão viver a experiência de desfilar com Francisca e seus amigos.
A participação do público é gratuita, mas a exigência é estar caracterizado com acessórios ou vestimentas natalinas. O formulário de inscrição também está disponível no Instagram @nataldejoinville, no destaque “Desfiles”.
Promovido pela Prefeitura e realizado pelo Instituto Natal Joinville, com apoio de entidades e empresas privadas, o Natal de Joinville reforça o poder transformador da cultura, do turismo e das tradições locais, prometendo um fim de ano inesquecível para Joinville e seus visitantes.


