Evento é tradição no calendário da PGE/SC e serve para aperfeiçoar estratégias de defesa dos interesses do Estado
A Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) realizou na tarde dessa quarta-feira, 3, a solenidade de abertura do segundo Encontro Semestral de Procuradores de 2025. O evento, realizado no Auditório Procuradora do Estado Assi Schifter, reuniu membros da carreira que atuam na Capital e nos diferentes Escritórios Regionais da instituição. A ocasião marca o começo de dois dias de reuniões e debates focados em temas essenciais para a missão da PGE/SC, favorecendo a integração e reforçando a atuação estratégica em defesa dos interesses de todos os catarinenses.
No discurso que abriu oficialmente o seu primeiro Encontro enquanto chefe da PGE/SC, o procurador-geral do Estado, Marcelo Mendes, agradeceu a presença dos procuradores e destacou os objetivos futuros de sua gestão. Ele reforçou o compromisso com o fortalecimento institucional e a manutenção da excelência que caracteriza o trabalho da Procuradoria na defesa dos interesses de SC. “A aproximação entre os membros da carreira é fundamental para uma atuação estratégica e conjunta em favor da sociedade”.
O corregedor-geral da PGE/SC, Luiz Dagoberto Brião, recordou aos presentes a importância do espírito de corpo no desempenho da função e a missão fundamental de se posicionarem, em cada ato, como representantes do Estado. “Onde está um procurador do Estado, é onde está a PGE/SC. É assim que nos veem e é assim que devemos trabalhar: com responsabilidade e comprometimento com o Estado”.
O procurador do Estado Francisco Guardini Nogueira, presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina (Aproesc), participou do seu último Encontro enquanto presidente da entidade associativa. Ele anunciou o novo presidente – o procurador Zany Estael Leite Júnior – e agradeceu o suporte dos colegas ao longo de sua trajetória. “Nesses 4 anos que estive à frente da Associação, conquistamos várias vitórias. Tenho certeza que o próximo presidente dará continuidade à defesa intransigente de nossas prerrogativas”, compartilhou o procurador.
Também compuseram a mesa de abertura o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Ricardo Della Giustina e a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos, Ligia Janke. Esta também foi a primeira edição do evento que contou com a presença dos doze procuradores do Estado que tomaram posse em outubro.
Reconhecimento
Durante a abertura do Encontro dos Procuradores foram homenageados os procuradores do Estado Osni Alves da Silva e José Hamilton Rujanoski – este, representado pela procuradora Bruna Bruening Pereira. Ambos aposentaram-se no ano de 2025. Eles receberam uma placa como forma de agradecimento e reconhecimento, pela PGE/SC pelos anos de dedicação e pelo legado deixado por eles para Santa Catarina.
Ao agradecer pela distinção, o procurador Osni Alves da Silva ressaltou a satisfação por ter integrado o quadro de servidores ao longo de seus 31 anos de atuação. “A Procuradoria é a segunda família da gente, a gente vive para a Procuradoria”.
A programação do evento se estenderá ao longo desta quinta-feira, 4, e incluirá reuniões setoriais da Procuradoria Fiscal (Profis), da Consultoria Jurídica (Cojur), da Procuradoria do Patrimônio (Propat) e dos núcleos de Licitações e Contratos (Nucont), de Ações Repetitivas de Assistência à Saúde (Naras), do Contencioso de Trânsito (Nutran) e dos Tribunais (Nutri).
(Colaboração: Ana Luiza de Freitas)
Procurador Osni Alves da Silva, aposentado em 2025, foi um dos homenageados durante a abertura do Encontro – Foto: Ana Luiza de Frietas/Ascom PGE/SC


