Resultado foi divulgado na Feira do Livro de Porto Alegre
O conto Pocalina e os Mortos que Sonham, de autoria do professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Rafael Marques de Albuquerque, foi um dos vencedores do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2025. O resultado foi divulgado neste domingo, 16, durante a programação da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, na capital gaúcha.
A obra, escrita pelo docente da Escola Politécnica da Univali, foi reconhecida na categoria Narrativa Curta de Fantasia. A capa do livro vencedor foi desenvolvida pelo artista Augusto Geazi da Silva, que foi aluno do curso Design de Games da Univali.
Nesta mesma edição, o escritor também foi finalista com a obra A Larva das Sombras, que concorreu na categoria Narrativa Longa Fantasia. Na competição, o romance foi superado pela obra “Canção dos Ossos”, de Giu Domingues (editora Galera Record).
Saiba mais
Assim como nos romances O Mago Revolucionário e A Larva das Sombras, títulos do autor que foram finalistas em outras categorias do Prêmio, o conto Pocalina e os Mortos que Sonham tem como característica o universo fantástico inspirado no Brasil. A história é ambientada em mitologia própria, que reúne brasilidade, política, espiritualidade e elementos clássicos da fantasia.
“O prêmio valida o esforço em consolidar esse mundo fictício como uma alternativa brasileira aos mundos de fantasia tradicionais, que geralmente possuem uma inspiração europeia. Meus outros dois livros foram finalistas desse prêmio, mas foi essa história curta de Pocalina que saiu vencedora. Acho que é uma boa porta de entrada para quem tiver interesse em se aventurar no universo de Aracum.”, afirmou o docente.
A versão digital da obra está disponível para aquisição no aplicativo Kindle.
Sinopse
Uma maga da morte e sua enorme capivara falante. Uma família reclusa que controla os sonhos. Um mistério envolvendo uma renomada profetisa. Pocalina e sua capivara precisam descobrir o que Coxumbira ensinara sobre sonhos místicos. Em uma aldeia no Vale das Borboletas-Espelho, segredos e desejos esquecidos emergem em uma dança entre a morte e o inconsciente. Trilhe as fronteiras entre realidade e ilusão.
Sobre a premiação
O Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica foi criado em 2012, sendo dedicado às produções de fantasia, ficção científica e horror no Brasil. A premiação contempla diversas categorias, incluindo narrativa longa e curta, projeto gráfico, quadrinhos e obras destinadas ao público jovem.


