Blog do Prisco
Destaques

Projeto de Lei que amplia incentivos habitacionais para famílias de baixa renda é encaminhado para Câmara Municipal

Programa Floripa para Todos promove o acesso à moradia digna e regular com parceria público-privada

A Prefeitura de Florianópolis encaminhou para análise e aprovação da Câmara Municipal o Projeto de Lei nº19695/2025, que institui o programa Floripa para Todos. Seu foco é ampliar os projetos habitacionais de faixa 1 e 2 na capital, que contemplam famílias ganham de 3 à 6 salários mínimos. A expectativa inicial é de que 800 novos lares sejam entregues pelo programa.

O Floripa para Todos funcionará como uma parceria entre o município, que cederá os terrenos públicos para as habitações de interesse social, com empresas privadas e agentes financeiros, responsáveis pela execução das obras. Ainda, caberá à Prefeitura oferecer infraestrutura nos locais que receberem as residências, como obras de acesso, saneamento, iluminação e coleta seletiva.

Os empreendimentos responsáveis pelas construções serão financiados pelo Minha Casa Minha Vida, com recursos do FGTS e outras linhas de crédito. A seleção será via licitação pública, devendo cumprir prazos e especificações definidos pela Prefeitura. Durante a construção, os empreendimentos têm como benefícios a isenção do IPTU, de taxas de alvará de construção e de Habite-se.

Poderão ser beneficiadas as famílias inscritas no Cadastro Habitacional do município (app.aprova.com.br/florianopolissc), que moram em Florianópolis há pelo menos 5 anos. O valor do terreno doado para construção das residências contará como subsídio no financiamento dos beneficiários, o que reduz seu valor de entrada para tornar os imóveis mais acessíveis.

“Estamos trabalhando para expandir os programas municipais que garantem acesso à moradia digna e regular para a população de baixa renda. Isso gera melhor qualidade de vida para quem será contemplado e as retira de áreas irregulares, muitas vezes de risco. Alguns dos terrenos mapeados para recebe o incentivo estão nos bairros Estreito, Tapera, Ingleses, Vargem Grande e Campeche”, afirma a Secretária Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ivanna Tomasi.

Posts relacionados

Florianópolis assina entrada na rede de sustentabilidade Cidades pelo Clima

Redação

Prefeitura lança edital de concurso público com 32 cargos em diferentes áreas

Redação

Demolição da antiga ponte da Lagoa da Conceição inicia na próxima segunda-feira, dia 20 de outubro

Redação
Sair da versão mobile