Blog do Prisco
Destaques

Raimundo Colombo recebe o título de Cidadão Curitibanense

Em reconhecimento às obras realizadas no município durante a sua gestão, o ex-governador Raimundo Colombo foi homenageado com o título de Cidadão Curitibanense pela Câmara de Vereadores, em sessão solene realizada na noite dessa quinta-feira (28). A proposição apresentada pelo vereador Fernando Henrique Rosa Lohn (PSD) foi aprovada por unanimidade. Lohn discursou em nome de todos os seus colegas no Legislativo.

Primo de Colombo, o ex-prefeito de Curitibanos e ex-presidente do Deinfra Wanderley Agostini representou a família do ex-governador presente na solenidade. Disse que a noite era especial para todos pelo reconhecimento da sociedade com aquela pessoa que tanto fez e faz para o desenvolvimento de Curitibanos. Agostini citou, entre outras, as obras da SC-120, que liga Curitibanos a BR-470, em São José do Cerrito, o asfaltamento do acesso ao campus da Universidade Federal de Santa Catarina, o investimento no esgotamento sanitário da cidade e a redução do ICMS no alho, fundamental para a sobrevivência dos produtores.

Emocionado, Raimundo Colombo afirmou que a partir da homenagem partilha um elo muito bonito que é a cidadania curitibanense. “O título de cidadão nos torna irmãos e conterrâneos”, destacou. O ex-governador lembrou que todos no Legislativo foram escolhidos pelo voto e isso é um dos pilares mais importantes da liberdade das pessoas e da sustentação da democracia na sociedade.

Colombo contou que a Fundação Espaço Democrático do PSD, na qual é coordenador nacional dos estudos políticos, está fazendo uma análise dos movimentos sociais pelo mundo. “No caso do Chile é um movimento difuso, as pessoas não conseguem dizer exatamente porque estão protestando, nem aonde querem chegar e nem o que esperam que aconteça”. Colombo lembrou que a democracia brasileira, plena e aberta, vive um momento de dificuldades, mas que não se pode abrir mão dela. “Podemos trocar os representantes e, por isso, a cada quatro anos se elegem novos depois avaliados”, observou.

Raimundo Colombo salientou que o Brasil precisa construir um novo modelo de Estado. “O atual modelo fracassou, faliu. O modelo velho morreu, mas o novo ainda não nasceu. Precisamos aprofundar, melhorar, compreender e estudar o que está acontecendo, mas jamais abrir mão da democracia e da nossa participação. A democracia pressupõe liberdade e só faz uma exigência, a responsabilidade. É nela que precisamos estar empenhados porque hoje está muito na linha da destruição, do ataque irresponsável da desonra das pessoas e das acusações levianas e a gente não consegue mais construir e por isso há tanta angústia”.

O ex-governador disse que é preciso aproveitar esse desejo de mudança da sociedade para fazer as coisas pelo bem, da forma correta, sem violência, fazendo uma transição madura e responsável pelo país.

Raimundo Colombo destacou, ainda, os excelentes números de Santa Catarina como os maiores índices de longevidade do Brasil, o menor desemprego entre os estados, o menor índice de analfabetismo e o sexto PIB do país, apesar de o Estado ter 1,1% do território e 3,2% da população.

Depois de agradecer pela concessão do título, Colombo recordou as emoções pessoais na relação com Curitibanos. “Meu avô, Guerino Fontana, veio de Antônio Prado para cá na década de 1940 e se estabeleceu em uma fazenda na divisa entre Curitibanos e Campos Novos às margens do Rio Marombas. Meu avô Colombo também construiu laços em Curitibanos. Muito jovem, eu passava as férias escolares na fazenda”.

Gaúcho de Lagoa Vermelha, o engenheiro florestal Evandro Luiz Cozer também recebeu o título de Cidadão Curitibanense pelo trabalho que realizou na atração da empresa Berneck, especializada em painéis de MDP, MDF e HDF, instalada desde 2012 no município.

Crédito das fotos: Claudio Thomas/Divulgação
Legenda: Vereador Fernando Lohn e Colombo

Posts relacionados

Deputada Paulinha entrega título de Cidadã Catarinense à deputada federal Renata Abreu

Redação

Deputada Renata Abreu receberá título de Cidadã Catarinense na Alesc

Redação

As declarações de Raimundo Colombo sobre as eleições de 2026

Redação
Sair da versão mobile