Blog do Prisco
Destaques

”Reduzir em 50% a tarifa de ônibus em Criciúma é viável”, afirma Vaguinho

Ideia é usar a renovação da frota com o modelo de eletromobilidade que algumas cidades já começaram a implantar para baratear passagens e intensificar as ações de sustentabilidade

Em Criciúma, a renovação da frota de veículos para carros elétricos não deve ficar concentrada apenas nos automóveis da Prefeitura. Para o pré-candidato a prefeito Vaguinho Espíndola (PSD), investir na modernização do transporte coletivo, por meio da aquisição de ônibus elétricos para o município, é um dos caminhos para o futuro e isso pode baixar o preço da tarifa cobrada aos usuários pela metade, por meio da redução de custos de manutenção e combustível.
A ideia de renovação da frota para ônibus elétricos foi levantada pelo pré-candidato a prefeito nas redes sociais e tem gerado uma grande discussão entre os criciumenses, tanto que o primeiro vídeo de Vaguinho sobre o tema já ultrapassou 213 mil visualizações. Nesta segunda-feira, 1º de julho, o assunto voltou a ser pauta em mais uma publicação em seu perfil, evidenciando a bandeira. O vídeo na íntegra pode ser conferido aqui: https://www.instagram.com/p/C85PUjzOs2d/.
“Utilizando ônibus elétricos, conseguimos atingir três objetivos: melhorar o conforto do usuário, melhorar o preço do transporte e fortalecer nosso programa de sustentabilidade. E o melhor é que há recursos de financiamento federal especialmente para esse tipo de aquisição. Essa pauta é uma prioridade na nossa pré-campanha, já iniciamos os estudos de cidades que adotaram o modelo e apresentaremos os detalhes no nosso plano de governo”, explica Vaguinho.
Criciúma já é pioneira no Brasil, por conta da aquisição da maior frota de carros elétricos oficiais do país, ocorrida no primeiro semestre deste ano, quando a Prefeitura adquiriu 100 veículos do tipo para substituir os automóveis à combustão utilizados pela Administração Municipal. Seguindo a mesma linha e a tendência de grandes centros urbanos brasileiros – como São Paulo e Curitiba (PR) –, a ideia do pré-candidato é renovar, também, a frota de ônibus.

Recursos disponíveis
A renovação da frota do transporte coletivo poderá se tornar uma realidade em Criciúma, conforme o pré-candidato a prefeito, por conta da disponibilização recente de recursos federais para financiamento.
Em maio deste ano, o Governo Federal anunciou o investimento de R$ 10,6 bilhões para financiar a modernização da frota de transporte público em todo o país. O programa, que faz parte da modalidade Renovação de Frota do Novo PAC Seleções, prevê a aquisição de mais de 5 mil ônibus elétricos.

Tendência no Brasil e América Latina
Conforme dados levantados pelo E-BUS RADAR e referentes aos sistemas em funcionamento em dezembro de 2023, o Brasil conta com 444 ônibus elétricos em operação. Já na América Latina, este número sobe para 5.449 veículos, com destaque para as frotas de Santiago, no Chile, e de Bogotá, na Colômbia – as duas capitais da América Latina com maior avanço no setor.
O E-BUS RADAR foi desenvolvido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e monitora frotas de ônibus elétricos no transporte público das cidades latino-americanas. Ainda de acordo com a plataforma, as emissões do setor de transportes geram mais de 1 trilhão de dólares em danos à saúde por ano e, para contrabalancear este cenário, os ônibus elétricos tornam-se uma excelente solução para a promoção de áreas urbanas mais limpas e saudáveis, ao mesmo tempo que apoiam os governos a atingirem as suas metas climáticas, tornando-se a chave para o futuro local e do planeta.
“Os ônibus elétricos representam um avanço significativo na busca por um transporte público mais barato, sustentável e eficiente, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e melhorando a qualidade do ar nas cidades, o que também promove a saúde pública. Sem contar que a adoção dessa tecnologia incentiva o desenvolvimento de infraestrutura para energia limpa e a inovação no setor de transportes, gerando empregos e fomentando uma economia verde”, avalia o pré-candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD.

foto>Assessoria, divulgação

Posts relacionados

Prefeitura de Joinville contrata empresa para realização de concurso público

Redação

Tarifaço dos EUA impacta economia do Sul do Estado

Redação

Projeto de Lei que amplia incentivos habitacionais para famílias de baixa renda é encaminhado para Câmara Municipal

Redação
Sair da versão mobile