Notícias - Lateral

Ação em Brasília garante operação de Barragem

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus assinou na tarde desta quinta-feira, 01, um acordo com o Governo Federal e comunidade indígena, sobre a barragem norte, de José Boiteux, no Vale do Itajaí. O acordo foi assinado após uma reunião entre lideranças indígenas e representantes dos governos do Estado e Federal, em Brasília, que envolveu a Secretaria Geral da Presidência da República.

O acordo amigável entre indígenas e Defesa Civil de Santa Catarina assegura a operação do barramento. De acordo com Milton Hobus, na próxima semana, técnicos da SDC deverão visitar a estrutura para avaliar possíveis melhorias que garantam o funcionamento da barragem. “O Termo de Compromisso assinado hoje dá segurança para os indígenas em relação as reivindicações antigas, conhecidas pela população e operação da barragem,” disse Hobus.

Entre os antigos pedidos estão casas para famílias indígenas, pontes, estrada, em contrapartida a discussão sobre a demarcação de área de segurança da barragem. Hobus reforçou que o documento é pelos pedidos e prazos. “O acordo amigável possui prazos para o Estado e União.” Pontuou.

Após esse cenário, a barragem ficará por conta da Defesa Civil de Santa Catarina para operação da barragem em caso de chuvas torrenciais como apontam as previsões meteorológicas. Segundo Hobus a Defesa Civil do Estado está atenta e a equipe da Diretoria de Prevenção acompanha todas as previsões diuturnamente.

A Gerência de Monitoramento e Alerta solicita a população que não deixe de acompanhar os avisos, alertas e informações divulgados no site e redes sociais da Defesa Civil. São dados que contribuem para minimizar os efeitos da força da natureza sempre. Um dos exemplos da efetiva operação, foi a barragem de Ituporanga, que com a sobrelevação concluída possibilitou reduzir o impacto das chuvas em cidades como Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

Foto: Divulgação SDC/SC

Posts relacionados

Santa Catarina atinge marca histórica de menor desemprego dos últimos 13 anos

Redação

Candidatura de Carluxo por SC depende de fator nacional

Redação

Movimentação de cargas nos portos de SC cresce 5,2% no primeiro semestre de 2025

Redação
Sair da versão mobile