Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Ribas Jr. volta ao TCE: agora como advogado

O registro fotográfico mostra o momento que tem conotação histórica. Pela primeira vez na história da instituição, um conselheiro aposentado do TCE-SC protocola uma petição para advogar no Tribunal de Contas onde trabalhou e foi presidente. Salmão Ribas Junior está solicitando, como advogado, a reapreciação das contas da prefeitura de Criciúma, exercício de 2016, último ano de  Márcio Búrigo como prefeito.

O protocolo gerou uma expectativa. Assistir à sustentação oral de Ribas Junior no plenário, levando-se em consideração a riquíssima história dele na corte de contas. Além, é claro, do vasto conhecimento jurídico. Importante frisar que o conselheiro aposentado cumpriu o período de quarentena antes de começar a atuar como causídico.

O advogado Salomão Ribas Junior está pedindo a reapreciação das contas municipais de Criciúma relativamente ao ano de 2016 – fotos>divulgação

PERFIL

* Dirigiu cinco secretarias de Estado, passou pela Consultoria Geral e também pela Codesc. Assessorou relatores na elaboração de duas constituições brasileiras. Foi conselheiro e presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina e, mesmo não exercendo a advocacia – sua formação, com doutorado na Universidade de Salamanca, Espanha -, sempre operou o Direito Constitucional e Administrativo. Multifacetado, aposentou-se, deixou a vida pública, mas continua na ativa. Homem das letras, Salomão Ribas Jr. traz na veia e no currículo o jornalismo (com forte atuação na Casa do Jornalista) e a literatura – são oito livros publicados. E, inquieto, aos 72 anos, volta à advocacia como sócio do escritório Menezes Niebuhr Advogados Associados.  

* Texto de Fernando Bond, jornalista especializado na cobertura econômica

Posts relacionados

GAECO deflagra Operação “Trivium” contra fraudes em licitações no Sul do Estado

Redação

Criciúma celebrará 100 anos com programação histórica e momentos de emoção

Redação

Educação de Criciúma se prepara para as provas do Saeb 2025

Redação
Sair da versão mobile