Lista com 3 mais votados será enviada pelo TJSC ao governador do Estado
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina realiza nesta quarta-feira, 19 de novembro, a partir das 14 horas, a sabatina com integrantes da lista sêxtupla enviada pela OAB/SC, composta por advogados que pleiteiam o cargo de desembargador pelo chamado Quinto Constitucional.
Sob o comando do desembargador Francisco Oliveira Neto, presidente da Corte Estadual, a Comissão Permanente de Análise dos Requisitos do Quinto Constitucional conta ainda com a participação do 1º vice-presidente, desembargador Cid Goulart; do 2º vice-presidente, desembargador Júlio Melo; da 3º vice-presidente, desembargadora Janice Ubialli; do corregedora-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; e do corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Artur Jenichen, além dos desembargadores Ricardo Roesler e Carlos Roberto Silva, eleitos pelos seus pares do Tribunal Pleno.
Os advogados passarão pelas entrevistas conforme a ordem de suas respectivas votações na OAB-SC: Marcio Luiz Fogaça Vicari, Willian Medeiros de Quadros, Ivan Naatz, Mauri Nascimento, Giovani de Lima, e Giane Brusque Bello. Cada um terá 15 minutos para contar sobre suas trajetórias no meio jurídico e, posteriormente, responder às perguntas da Comissão Permanente de Análise dos Requisitos do Quinto Constitucional, sem um prazo delimitado. A expectativa é que a sabatina possa se estender pela tarde. Os trabalhos vão ocorrer no Auditório Teori Zavascki, que abriga também as sessões do Órgão Especial e Tribunal Pleno, aberto ao público.
Como resultado da sabatina, um relatório sucinto será elaborado pela comissão e posteriormente distribuído entre os demais desembargadores, com as informações colhidas durante as entrevistas. Caberá ao Pleno do TJ, em data a ser marcada futuramente, por votação, reduzir a lista sêxtupla para uma lista tríplice, que será enviada ao governador do Estado. A decisão final sobre o futuro novo desembargador do TJSC cabe ao chefe do Executivo.


