Equipe foi ao local para notificar e iniciar procedimentos legais
Nesta semana, a equipe do Setor de Perdas do Samae esteve em uma residência após receber denúncias de fraude de água feitas pela ouvidoria da autarquia.
No local, os técnicos confirmaram a irregularidade, registraram fotografias e reuniram toda a documentação necessária para dar início aos processos administrativos. Conforme a gravidade do caso, as medidas podem incluir aplicação de multa e registro de boletim de ocorrência por furto, previsto no artigo 155 do Código Penal, responsabilizando os infratores tanto administrativamente quanto judicialmente.
O trabalho detalhado da equipe é essencial, já que muitas fraudes não são aparentes e exigem buscas mais aprofundadas. “Dependendo da situação, só conseguimos identificar após a escavação. Por isso, as denúncias são tão importantes”, explica Ruan Reis, diretor-geral de Operações do Samae.
A autarquia vem ampliando e qualificando esse tipo de fiscalização. “Nossa equipe está cada vez mais preparada para identificar irregularidades, seja presencialmente ou por meio da análise de dados de consumo”, completa o diretor.
As denúncias podem ser feitas pela ouvidoria, por meio do número 156, telefone (47) 3255-0500, e-mail ouvidoria@samaebru.com.br ou presencialmente na Central de Atendimento do Samae, no Centro.


