Blog do Prisco
Destaques

Santa Catarina conquista duas posições na lista das 300 maiores cooperativas do mundo em 2025

A Cooperativa Aurora Alimentos e a Cooperativa Agroindustrial Alfa conquistaram posições entre as 100 maiores do mundo na categoria faturamento/ PIB per capta

Santa Catarina fechou 2025 como destaque mundial no cooperativismo. As cooperativas Aurora Alimentos e Alfa conquistaram posições entre as 300 maiores do mundo, conforme o World Cooperative Monitor 2025 (WMC 2025). O ranking, elaborado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em parceria com o Instituto Europeu de Pesquisa sobre Empresas Cooperativas e Sociais (Euricse), analisou o desempenho econômico das maiores cooperativas e mútuas do planeta.

“A presença de duas cooperativas catarinenses entre as maiores do mundo é mais um destaque da força do nosso modelo de desenvolvimento, baseado em trabalho coletivo, gestão responsável e compromisso com as comunidades. Aurora e Alfa representam a capacidade do cooperativismo de transformar territórios, gerar oportunidades e competir em excelência no cenário global. Este reconhecimento internacional é motivo de orgulho para Santa Catarina e demonstra que, quando cooperamos, ampliamos horizontes e construímos resultados que beneficiam toda a sociedade”, destaca o presidente do Sistema OCESC, Vanir Zanatta.

O desempenho catarinense ganha ainda mais relevância ao considerar que o World Cooperative Monitor compara estruturas econômicas com diferentes níveis de desenvolvimento. A presença de duas cooperativas do estado entre as líderes mundiais evidencia a competitividade, o nível de governança e a consistência estratégica do cooperativismo catarinense no cenário global.

No ranking que relaciona faturamento ao PIB per capita, a Aurora Alimentos aparece na 39ª posição mundial, a Alfa ocupa a 89ª. Já no ranking global por faturamento absoluto, a Aurora figura na 144ª posição, enquanto a Alfa aparece na 267ª. As conquistas ressaltam a relevância das duas cooperativas catarinenses em cadeias produtivas estratégicas, com forte capacidade de geração de valor, emprego, renda e desenvolvimento regional.

            Referência internacional em produção de proteína animal, a classificação da Cooperativa Central Aurora Alimentos reflete décadas de investimentos em inovação, sustentabilidade e qualidade industrial, combinadas à força das cooperativas filiadas.

“A informação de que 21 cooperativas brasileiras estão entre as 300 maiores do mundo, nos diz que o cooperativismo do Brasil é uma realidade e que já se constitui em forte alternativa para o desenvolvimento econômico e social de um grande número de municípios e milhões de pessoas. Nós da Aurora Coop saudamos a notícia e cumprimentamos a todos os cooperativistas brasileiros representados em nossa organização maior, a Organização das Cooperativas Brasileiras”, ressalta o Presidente da Aurora Coop, Neivor Canton.

A Cooperativa Agroindustrial Alfa, presente em diversas regiões de Santa Catarina e do Paraná, atribui o desempenho à solidez da gestão e ao compromisso contínuo com seus cooperados.

“Para nós da Cooperalfa é um motivo de alegria e uma honra muito grande, é o reconhecimento de todo o trabalho que fazemos em prol dos associados. Nos últimos 18 anos, nós estamos crescendo muito acima da média nacional, acima de 15% ao ano, e isso é sinal de desenvolvimento e de que estamos acompanhando a evolução do mundo. Esse crescimento se dá pelo crescimento do associado, rompe o campo econômico e se propaga para o social. Estar entre as 300 maiores cooperativas do mundo e as 21 maiores do Brasil é para quem se preocupa em todos os campos, seja o econômico, estrutural, emocional e organizacional, e para isso temos que estar sempre atentos aos programas sociais, técnicos e levar ao campo o conhecimento daquilo que há de melhor em termos de tecnologia a nível de mundo”, afirma o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet.

 Em termos de Brasil, 21 cooperativas conquistaram espaço entras 300 maiores do mundo. Compõe a lista: Sistema Unimed, Copersucar, Sicredi, Coamo, C. Vale, Sicoob, Lar, Aurora Alimentos, Comigo, Cocamar, Copacol, Alfa, Integrada, Agrária Agroindustrial, Coopercitrus, Castrolanda, Frísia, Frimesa, Coopavel, Cooxupé e Coop de Consumo.

            O WCM 2025 também registrou a evolução do faturamento agregado das 300 maiores cooperativas do mundo, que avançou de US$ 1,9 trilhão em 2017 para US$ 2,78 trilhões em 2023, considerando a taxa média de câmbio do período. Os dados refletem a expansão contínua das operações cooperativas em escala global e dialogam com o desempenho das cooperativas brasileiras presentes no ranking, que atuam em cadeias produtivas estratégicas e ampliam sua competitividade nos mercados interno e externo.

Posts relacionados

Aurora entra no ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2025

Redação

Univali está entre as 100 maiores empresas de SC, aponta ranking

Redação

Florianópolis inaugura Banco de Alimentos Municipal na segunda-feira(29)

Redação
Sair da versão mobile