Blog do Prisco
Destaques

Santa Catarina é destaque nacional com o Programa Energia Boa: interface da Semae foi essencial para o sucesso da iniciativa

O Programa Energia Boa, do Governo de Santa Catarina, recebeu o 1º lugar no Prêmio O Setor Elétrico (OSE), na categoria Energias Renováveis, em reconhecimento ao sucesso na promoção de energia limpa e sustentável e ao incentivo a investimentos no setor elétrico. A cerimônia ocorreu na última segunda-feira (10/11), no CentroSul, em Florianópolis, durante o Circuito Nacional do Setor Elétrico – Cinase Região Sul.

O resultado expressivo do programa contou com interface técnica com a gerência de Outorga e Controle de Recursos Hídricos (GEORH), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), responsável por viabilizar a regularização hídrica necessária para os empreendimentos de geração de energia. A gerência atendeu 100% das demandas do Programa Energia Boa, totalizando 134 projetos, somando 1.042 MW de potência instalada e representando mais de R$ 10 bilhões em investimentos.

“O reconhecimento do Programa Energia Boa reforça a importância do trabalho integrado entre as secretarias do Governo de Santa Catarina. A atuação da Semae na regularização hídrica foi decisiva para garantir segurança, sustentabilidade e agilidade aos empreendimentos que fortalecem a matriz energética catarinense”, comenta o secretário da Semae, Emerson Stein.

Esses projetos dependiam da outorga de uso da água, documento essencial para a habilitação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e para a participação nos leilões de energia. A outorga é a autorização concedida pelo poder público que garante o uso sustentável dos recursos hídricos, sem prejuízo ao meio ambiente ou a outros usuários.

“O serviço de outorga é essencial para o desenvolvimento de empreendimentos que dependem do uso da água, como as usinas de geração de energia. É um instrumento técnico e de gestão que assegura o uso responsável dos recursos hídricos e contribui diretamente para o crescimento sustentável de Santa Catarina”, destaca a gerente de Outorga e Controle de Recursos Hídricos da Semae, Gisele de Mori.

O Programa Energia Boa combina investimentos públicos e privados de forma coordenada para estimular a geração de energia elétrica. Inédito no país, o modelo catarinense vem sendo replicado por outros estados.

A Semae, por meio da Gerência de Outorga e Controle de Recursos Hídricos, é responsável por emitir as autorizações de uso da água, fiscalizar o uso dos recursos hídricos e garantir a segurança de barragens em Santa Catarina. O serviço de outorga pode ser solicitado de forma digital pelo aplicativo SC Fácil.

Posts relacionados

Gestões do PL brilham no Prêmio Band Cidades Excelentes

Redação

De forma inédita Jaraguá do Sul é campeã geral do Prêmio Band Cidades Excelentes

Redação

Deputado Gilson Marques é eleito o melhor de Santa Catarina pelo Ranking dos Políticos

Redação
Sair da versão mobile