Destaques

Santa Catarina Lança o Programa “Pet Levado a Sério”

Nova política estadual de proteção animal atende demanda histórica e reforça o compromisso do governo com o bem-estar dos animais

O Governo do Estado de Santa Catarina deu um importante passo na defesa dos direitos dos animais com o lançamento do programa Pet Levado a Sério. A iniciativa atende a uma antiga reivindicação dos movimentos de proteção animal catarinenses e representa um avanço concreto na construção de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.

A criação do programa também marca a resposta direta a um pedido feito em 2023 pela vereadora Pri Fernandes, de Florianópolis, ao governador do estado, durante o lançamento da Delegacia de Proteção Animal da Grande Florianópolis (DPA), na Acadepol. Na ocasião, a vereadora destacou a urgência de ações estruturadas e contínuas no enfrentamento dos maus-tratos e no incentivo à posse responsável de animais de estimação.

Entre os pilares do Pet Levado a Sério, está a ampliação das ações de castração, medida reconhecida mundialmente como essencial no controle populacional de cães e gatos, na prevenção de abandonos e na redução do sofrimento animal. A castração em larga escala, aliada à educação e à fiscalização, é uma das estratégias mais eficazes para combater a superpopulação e os ciclos de maus-tratos.

A vereadora Pri Fernandes celebra a implementação do programa como uma vitória da causa animal em Santa Catarina. No entanto, ela reforça que o trabalho continua: seu novo foco junto ao governo estadual é a ampliação das Delegacias de Proteção Animal em outras regiões do estado. Essas delegacias têm papel fundamental no combate aos crimes contra animais, garantindo investigação e punição mais eficazes para casos de abandono, negligência e violência.

Com o Pet Levado a Sério, Santa Catarina passa a integrar um seleto grupo de estados com políticas públicas permanentes para a proteção animal, demonstrando sensibilidade, responsabilidade e compromisso com todas as formas de vida. A expectativa é que o programa inspire outras unidades federativas a seguir o mesmo caminho, fortalecendo a rede de defesa animal em todo o Brasil.

foto>divulgação

Posts relacionados

Com aval de Jorginho, secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, exalta Maurício Peixer como novo líder do Governo na Alesc

Redação

Embaixadores de países árabes visitam Sapiens Parque e focam em parcerias com Santa Catarina

Redação

Jorginho Mello autoriza incentivos que vão gerar mais de 10 mil empregos e garantir R$ 3,5 bilhões em investimentos privados no Estado

Redação
Sair da versão mobile