Blog do Prisco
Destaques

Semana na Alesc tem audiências sobre vacinas, população em situação de rua e proteção animal

Audiências públicas abordarão vacinação infantil contra Covid-19, condição da população em situação de rua e proteção animal no estado
FOTO: Agência AL

A agenda de atividades da Alesc na próxima semana tem como destaque a realização de três audiências públicas. Promovidas pelos deputados Jessé Lopes (PL)Sargento Lima (PL)Marquito (Psol) e Marcius Machado (PL), elas abordarão, respectivamente, a penalização de pais que não vacinam seus filhos contra a Covid-19, a população em situação de rua no estado, e proteção animal.

Vacina contra Covid-19

Na segunda-feira, dia 30, às 18h30, a Alesc sediará uma audiência para debater soluções e alternativas às ações movidas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e pelo Conselho Tutelar contra pais que não vacinaram seus filhos contra a Covid-19.

No requerimento apresentado para a realização do debate, os autores, deputados Jessé Lopes e Sargento Lima, argumentam que a não vacinação das crianças se dá pela preocupação das famílias com a suposta ligação entre os imunizantes aplicados e a ocorrência de efeitos colaterais adversos, como a síndrome de trombose com trombocitopenia (STT).

“As famílias possuem motivos fortes para lutar pela opção de proteger seus filhos de uma força diferente da que orienta o Estado.”

Ainda conforme os parlamentares, serão convidados para o debate representantes do MPSC, conselheiros tutelares e membros das famílias envolvidas.

População em situação de rua

Outro tema que será debatido na Assembleia Legislativa na próxima semana é a condição da população em situação de rua no estado.

Segundo o deputado Marquito, a motivação para o evento, que ocorre na quinta-feira (3/7), às 15h, são denúncias recebidas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) sobre violações aos direitos sociais desse segmento em diversos municípios catarinenses, sobretudo em Florianópolis.

Além de representantes do CNAS, o debate deve contar com a presença de integrantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), do CIAMP-Rua Nacional e do Ministério dos Direitos Humanos.

A proposta é que, antes da audiência pública, durante a manhã, seja realizada uma reunião para escuta de representantes da população em situação de rua de todo o estado.

Proteção animal

Por fim, a Assembleia Legislativa promoverá no dia 4/7, às 18h30, uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Concórdia para debater a proteção animal no estado.

O debate faz parte de um ciclo de consultas públicas promovido pela Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal, com o objetivo de levantar demandas e sugestões relacionadas ao tema. As contribuições serão encaminhadas ao 3º Fórum Estadual de Ativistas e Protetores de Animais de Santa Catarina, que acontece no dia 22 de outubro, na Alesc. As edições anteriores ocorreram em Joaçaba, Alfredo Wagner e São Joaquim.

Proponente do debate, o deputado Marcius Machado destaca a intenção de “aproximar a comissão da sociedade” e “fortalecer diálogo entre o Parlamento e a população”.

Posts relacionados

Debates regionais e seminários marcam a agenda da próxima semana na Alesc

Redação

Alesc realiza sessão solene pelos 70 anos da CELESC em iniciativa do deputado Maurício Peixer

Redação

Simpósio na Alesc reúnirá especialistas para debater proteção jurídica do consumidor

Redação
Sair da versão mobile