Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de São Joaquim destacam ações da ATeG Fruticultura durante o 16º SENAFRUT

O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de São Joaquim marcaram presença no 16º SENAFRUT – Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado – evento que levou para São Joaquim conhecimento e troca de experiências entre os protagonistas da fruticultura brasileira. Organizado pela Epagri, com apoio de instituições públicas e privadas, o evento contou com uma programação abrangente, que incluiu palestras técnicas, oficinas práticas, painéis temáticos e uma ampla área de exposição com tecnologias voltadas ao campo.

O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de São Joaquim contaram com espaço para receber os produtores rurais e apresentar os avanços da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na cadeia produtiva da fruticultura, entre outras ações destinadas ao produtor rural.

“Atualmente a fruticultura é muito mais tecnológica e profissional do que no passado. Discutimos no evento práticas que mostram que é essencial adotar uma gestão eficiente nas propriedades, pois essa ainda é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos produtores. Além disso, o evento trouxe à tona a importância da pesquisa e da inovação. Tecnologias voltadas ao armazenamento — como as que permitem à maçã de São Joaquim maior durabilidade em câmara fria — possibilitam que essa fruta esteja disponível ao longo de todo o ano. Isso agrega valor ao produto e fortalece a competitividade da região”, evidenciou o vice-presidente de finanças da Faesc e presidente do Sindicato Rural de São Joaquim, Antônio Marcos Pagani de Souza.

Pagani destacou ainda o trabalho do Sistema Faesc/Senar, “que vem atuando com a ATeG na fruticultura, com foco especialmente voltado à gestão. Também é fundamental o trabalho do Sebrae/SC, com a consolidação da Indicação Geográfica (IG) da maçã Fuji, um reconhecimento nacional que evidencia que essa fruta só pode ser produzida com qualidade diferenciada nesta região. O SENAFRUT evidenciou como o conhecimento técnico e as boas práticas de gestão estão transformando a fruticultura nacional. A alternância anual entre São Joaquim e Fraiburgo como sedes do evento proporciona uma rica troca de experiências, com participação de empresas e especialistas de renome, inclusive do exterior. Sem dúvida, a edição deste ano foi um sucesso absoluto”.

COMPROMISSO COM A FRUTICULTURA CATARINENSE

A coordenadora estadual da ATeG em Santa Catarina, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, destacou a importância de apresentar os frutos do trabalho técnico no maior palco do setor.

“A participação da ATeG Fruticultura no SENAFRUT foi essencial para mostrar na prática como a Assistência Técnica e Gerencial transforma a realidade dos produtores. Temos acompanhado evoluções significativas em produtividade, qualidade e renda. É um espaço estratégico para trocar experiências, atualizar conhecimentos e fortalecer parcerias com as lideranças da cadeia produtiva”, pontuou.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatizou que estar presente em eventos como o SENAFRUT é uma abordagem estratégica. “Estar no SENAFRUT é reconhecer a importância da fruticultura de clima temperado para a economia catarinense. É também reafirmar nosso compromisso com o pequeno e médio produtor, que conta com a ATeG como ferramenta de transformação. Levar conhecimento, tecnologia e gestão às propriedades é o caminho para aumentar competitividade e garantir sustentabilidade”, afirmou.

Posts relacionados

FAESC apoia medidas do Governo que modernizam o campo e elevam a sanidade da suinocultura em SC

Redação

Santa Catarina e Rio Grande do Sul consolidam parcerias na Expointer 2025

Redação

FAESC celebra aprovação de projeto que prorroga prazo para regularização de imóveis em faixas de fronteira

Redação
Sair da versão mobile