Blog do Prisco
Notícias - Lateral

TCE emite parecer prévio sobre as Contas do governo no dia 28

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) marcou para o dia 28 de maio (quinta-feira) a sessão extraordinária para emissão do parecer prévio sobre as Contas/2014 do Governo do Estado. A apreciação do processo (PCG 15/00169800) iniciará às 10 horas, no Plenário do TCE/SC, em Florianópolis. A convocação pelo presidente Luiz Roberto Herbst será publicada nas edições do Diário Oficial Eletrônico do Tribunal dos dias 15, 18 e 19 de maio, e também foi objeto de comunicação na sessão ordinária do Pleno desta quarta-feira (13/5). A apreciação será transmitida, ao vivo, pela Internet (www.tce.sc.gov.br).

DADO CHEREM É O RELATOR

Durante a apreciação da matéria, o relator, conselheiro Luiz Eduardo Cherem, apresentará à sociedade catarinense o
diagnóstico do TCE/SC sobre os resultados da gestão estadual. Será uma síntese das análises do órgão de controle externo sobre a execução do orçamento anual, o endividamento público, a evolução do patrimônio, bem como da obediência dos mínimos constitucionais — aplicação, de pelo menos, 12% em saúde e 25% em educação, por exemplo — e dos limites e metas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A atuação das empresas estatais, autarquias, fundações e fundos especiais também integram a análise do órgão fiscalizador.

APROVAÇÃO OU REJEIÇÃO

Cherem ainda submeterá aos demais conselheiros o seu projeto de parecer prévio, com as conclusões e eventuais ressalvas e recomendações, ao Executivo. Com base na proposta do relator, o Pleno decidirá por recomendar à Alesc a aprovação ou a rejeição das contas do governo, já que cabe ao Legislativo o julgamento da matéria. Na oportunidade, o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni, poderá fazer uso da palavra.

RELATÓRIO ENCAMINHADO

Como estabelece o Regimento Interno do Tribunal, exemplares do relatório técnico produzido pela Diretoria de Contas do Governo foram encaminhados ao conselheiro Luiz Eduardo Cherem, ao presidente, aos conselheiros e auditores, aos integrantes do Ministério Público junto ao TCE/SC e ao secretário de Estado da Fazenda, para ciência. O relator está concluindo o seu Relatório e o Projeto de Parecer Prévio que também será enviado ao Executivo Estadual, que poderá apresentar contrarrazões ou esclarecimentos que julgar necessários. Se a manifestação do governador do Estado implicar na alteração do Projeto de Parecer Prévio, o conselheiro distribuirá um novo exemplar com as respectivas modificações ao presidente, demais conselheiros, aos auditores do TCE/SC e ao procurador-geral do Ministério Público junto ao Órgão, Márcio de Sousa Rosa, 24 horas antes da sessão de apreciação das contas.

Foto: TCE, divulgação

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação
Sair da versão mobile