Blog do Prisco
Notícias - Lateral

TCE-SC disponibiliza “Guia do Mandato” para prefeitos e gestores municipais

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) disponibilizou em seu site o “Guia do Mandato”, uma cartilha com orientações para nortear os quatro anos de mandato do gestor municipal. O guia pretende contribuir com a prevenção de irregularidades e a correção de erros, ajudando os agentes públicos a exercerem suas funções com critérios que atendam, entre outros princípios, o da legalidade. O material pode ser encontrado no site do tribunal, no endereço www.tce.sc.gov.br. O diretor de Controle dos Municípios (DMU), Moises Hoegenn, explica que a publicação destaca as funções do TCE/SC.

Vai encontrar uma explicação breve, bem objetiva a respeito das atribuições do Tribunal de Contas. As relações que tanto o prefeito como os demais gestores municipais a respeito das obrigações que eles têm com o Tribunal de Contas. A regularidade em que são prestadas as contas. De que forma essas informações são encaminhadas. Orientações quanto à elaboração das leis orçamentárias. Plano Plurianual. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. Ele (gestor) vai ter todo um norte a respeito das questões básicas a serem observadas durante todo o seu mandato. Muito foco para a questão de início e fim de mandato.

De acordo com o diretor, o guia é um rico material de consulta para ajudar a população a exercer o controle social, pois conhecendo as leis e procedimentos que devem balizar a gestão municipal, estará mais preparada para cobrar dos eleitos medidas que atendam ao interesse público. A publicação também é voltada aos vereadores.

Esse guia é tão importante para o gestor quanto para os vereadores, que também vão ter elementos importantes para o acompanhamento e para a fiscalização das contas municipais.

Moises Hoegenn informa também que o “Guia do Mandato” reúne e unifica as orientações de outros dois guias já editados pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Esse guia, é na verdade, fruto de dois guias que nós já tínhamos anteriormente, que era o guia do início de mandato e o guia de final de mandato. Os dois guias foram atualizados. Os temas todos que eram abordados naqueles guias foram, então, revisados, atualizados e unificados. Nós passamos a ter, então, o guia do mandato.

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação
Sair da versão mobile