Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Técnico em Defesa Civil pode virar profissão regulamentada

O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos/SC) acompanhou a comitiva do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Camboriú, representada pela coordenadora Cleonice Beppler, em reunião no Ministério do Trabalho com o assessor técnico da ASPAR, Silvano Conceição de Jesus, e sua equipe. O tema foi a inclusão da profissão de Técnico em Defesa Civil na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

A proposta é essencial para profissionalizar a Defesa Civil em todo o país, garantindo equipes treinadas para atuar na prevenção, gestão de riscos e resposta a desastres. Hoje, a ausência dessa classificação traz prejuízos como desvio de função, falta de concursos específicos e atuação improvisada, o que aumenta riscos e custos humanos, ambientais e financeiros.

Durante a audiência, foi apresentado que a profissão já está consolidada em diversos estados e prevista no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, reforçando a necessidade de seu reconhecimento oficial. A regulamentação também deve gerar economia aos cofres públicos, ao estruturar equipes qualificadas e evitar ações emergenciais mais caras.

O deputado Jorge Goetten reafirmou o compromisso de apoiar o avanço da criação da CBO e a regulamentação da categoria: “A profissionalização da Defesa Civil é urgente. Reconhecer esses profissionais é proteger vidas e fortalecer políticas públicas.”

A agenda foi solicitada pela Associação Nacional dos Técnicos em Defesa Civil de Santa Catarina

Sair da versão mobile