Blog do Prisco
Manchete

Tecnologia permite abertura de empresa em minutos em Rio do Sul

A cidade de Rio do Sul implantou novas ferramentas digitais que permitem a abertura de uma empresa em questão de minutos. O novo sistema, que possibilita que todo o processo seja feito de forma digital, sem uso de papel, sem deslocamentos ou filas, será um dos cases apresentados no Brasil Mais Simples – Etapa Santa Catarina, evento realizado pelo Sebrae, em Florianópolis (SC), nos dias 14 e 15 de junho.

Desenvolvida pela catarinense IPM Sistemas, a ferramenta possibilita a digitalização de todas as etapas do processo de abertura de uma empresa – desde a consulta de viabilidade até a liberação do cadastro municipal e alvará de licença. “Essa medida será destaque nacional. Rio do Sul pode se tornar o município onde a abertura de uma empresa será a mais rápida do País”, diz a consultora Sueli Lyra, especialista em desburocratização e políticas públicas do Sebrae.

O sistema implantado foi alimentado com as informações do Plano Diretor do Município. “Os processos de solicitação de viabilidade de empresas ficam automatizados. Além disso, os pedidos de alterações e baixas de empresas também estão 100% integrados”, explica o Coordenador de Desenvolvimento de Soluções de Tributação da IPM Sistemas, engenheiro especializado em gestão pública Marcelo Alvin Kieffer. O novo sistema também integra o município à RedeSim, que padroniza os procedimentos para abertura de empresas, aumentando a transparência e proporcionando redução de custos e de prazos.

Gestora da Casa do Empreendedor de Rio do Sul, Fernanda Stringari explica que a inovação está em linha com o que determina a Lei da Liberdade Econômica. “Hoje somos um dos únicos municípios do Estado e do País a estar totalmente de acordo com a legislação, respondendo à Junta Comercial do Estado de forma automática”. Ela acrescenta que todo o processo é digital, realizado em ambiente único. Após abastecer o sistema com as informações necessárias, a resposta sobre a viabilidade de abertura da empresa é dada em minutos.

Analista de Qualidade da IPM Sistemas, Wendy Emanuele Schulze, explica que a agilização dos processos exige o uso de sistema de gestão que permita a integração do município com a Junta Comercial. É o caso de Rio do Sul, que utiliza o sistema de gestão pública municipal  em nuvem, que garante atualização de dados em tempo real, redução de burocracia e agilidade nos processos internos da Prefeitura e no atendimento aos cidadãos.

foto>divulgação

Posts relacionados

Prefeitura de Florianópolis inicia obra de revitalização do Mirante da Ponte Hercílio Luz

Redação

Educação da Capital divulga calendário 2026

Redação

Por que meia dúzia de gatos pingados foram para as ruas?

Redação
Sair da versão mobile