Blog do Prisco
Destaques

Temporada de cruzeiros em Balneário Camboriú deverá movimentar cerca de 160 mil passageiros

Com porto de embarque e desembarque pela primeira vez, primeiro navio chega ao município nesta quinta-feira (13)

A próxima temporada de cruzeiros em Balneário Camboriú começa nesta quinta-feira (13) e segue até 2 de abril de 2026. Cerca de 160 mil passageiros deverão passar pela cidade no período. O Município receberá 47 escalas de navios com destinos no Brasil e países da América do Sul.

O primeiro navio a visitar Balneário Camboriú é o Seabourn Venture, que deverá chegar ao município às 7h, com origem no Rio de Janeiro, e partida programada para às 18h, cujo destino é Montevidéu, capital do Uruguai. Nos dias 23 de dezembro, 25 de janeiro, 2 e 14 de fevereiro Balneário Camboriú receberá dois navios ao mesmo tempo.

Para a próxima temporada, a Prefeitura de Balneário Camboriú se prepara para implementar um plano de atuação integrada entre as secretarias municipais e setores operacionais para todos os dias nos quais haverão escalas marítimas. Para isso, um alinhamento técnico e operacional foi discutido entre a Prefeitura Municipal, o Atracadouro e a Polícia Militar em uma reunião nesta terça-feira (11), com o objetivo de garantir organização, segurança e conforto durante toda a temporada.

A prefeita Juliana Pavan frisa que a atuação do município terá frentes específicas. “Vamos implementar ações especialmente voltadas ao trânsito e segurança pública. Faremos o reforço no policiamento, cuidaremos do controle sanitário, da fiscalização urbana, além da iluminação pública e atenção especial à coleta de resíduos sólidos”, disse.

“Esta temporada colocará Balneário Camboriú em um setor de destaque no turismo náutico do Brasil, o que contribuirá diretamente para impulsionar a temporada. O município se prepara para acessar ainda mais o turismo de cruzeiros e oferecer uma experiência turística de altíssima qualidade”, enfatiza o secretário de turismo, Evandro Neiva.

Porto de embarque e desembarque

Nesta temporada, Balneário Camboriú se junta a Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL) e Itajaí (SC) com porto de embarque e desembarque. Os primeiros passageiros a partirem do município farão o embarque em 26 de janeiro de 2026 para um cruzeiro com destino a Punta Del Este (Uruguai) a bordo do navio Preziosa.

Com uma estrutura ativa há sete temporadas, o porto de embarque/desembarque é uma ampliação desenvolvida pelo Atracadouro Barra Sul, onde atuarão autoridades federais de fiscalização e controle aduaneiro. A estrutura contará com áreas de embarque e desembarque separadas, sistemas de escaneamento de bagagens, fluxos organizados e controle integrado de segurança e saúde.

Para a diretora executiva do Atracadouro Barra Sul, Juliana Tedesco, com o porto, o fluxo de visitantes terá impacto positivo para toda a cadeia produtiva do turismo. “Com o alfandegamento, podemos dizer que teremos a presença de cruzeiristas por mais tempo na cidade, já que precisam chegar antes do embarque e podem, ainda, permanecer em Balneário Camboriú após o desembarque”, disse.

Impacto financeiro

A visita de cruzeiristas gera impacto significativo à economia local. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), cada passageiro gasta, em média, R$ 710 nas cidades onde há escalas, enquanto que o gasto médio em locais de embarque e desembarque é de R$ 920. O estudo é uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Posts relacionados

Vereador Kaká Fernandes protocola projeto que cria Programa Municipal de Jardins Neurossensoriais em Balneário Camboriú

Redação

Prefeitura oferece aulas gratuitas de inglês

Redação

Avançam tratativas integradas para Parque Inundável

Redação
Sair da versão mobile