Blog do Prisco
Destaques

TJSC sabatina os seis postulantes da advocacia catarinense ao cargo de desembargador

Previsão aponta que lista tríplice deve ser definida em sessão do Pleno de 3 de dezembro

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu na tarde desta quarta-feira, 19 de novembro, a sabatina com os candidatos que compõem a lista sêxtupla encaminhada pela seccional catarinense da OAB (OAB/SC) e que concorrem a vaga de desembargador pelo quinto constitucional destinada a membros da advocacia estadual.

Foram sabatinados os advogados Ivan Naatz, Marcio Luiz Fogaça Vicari, Willian Medeiros de Quadros, Mauri Nascimento, Giovani de Lima e a advogada Giane Brusque Bello. A audiência da Comissão Permanente de Análise de Requisitos do Quinto Constitucional, sob o comando do presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, foi realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki.

Junto com o desembargador Francisco, participaram da sabatina o 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Cid Goulart Junior; o 2º vice-presidente, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo; a 3ª vice-presidente do Tribunal, desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli; o corregedor-geral da Justiça catarinense, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; o corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador Artur Jenichen Filho; e o desembargador Ricardo José Roesler, que também integra a comissão permanente.

Acompanharam os trabalhos os desembargadores João Henrique Blasi, Jorge Luiz de Borba, Osmar Nunes Júnior, Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes e Eliza Maria Strapazzon; os juízes auxiliares da Presidência do TJ; a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Janiara Maldaner Corbetta; o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli; bem como advogados e assessores.

Inicialmente, os candidatos tiveram o tempo de 10 minutos cada para se apresentar aos desembargadores presentes. A seguir, responderam aos questionamentos da comissão, os quais versaram sobre diversos temas inerentes às leis e às atividades da advocacia e do Poder Judiciário.

Entre os assuntos inquiridos aos sabatinados, estiveram: a tomada de decisão de magistrados em casos que envolvem forte pressão social ou midiática; a magistratura de 1º grau e sua atuação; o uso da inteligência artificial no exercício da magistratura; o respeito dos magistrados ao sistema de precedentes obrigatórios; atributos essenciais para o exercício da magistratura; litigância predatória ou abusiva; especialização por matérias no Judiciário; atuação do magistrado em situações nas quais há a colisão de direitos fundamentais; entre outros.

A previsão é de que a lista sêxtupla seja apreciada pelo Tribunal Pleno no dia 3 de novembro. Dos seis candidatos, os desembargadores do TJ formarão uma lista tríplice – da qual o governador Jorginho Mello escolherá o novo desembargador da Corte catarinense. O escolhido ou escolhida ocupará o cargo vago com a aposentadoria do desembargador Sebastião Evangelista, ocorrida em janeiro.

Posts relacionados

Sabatina com lista sêxtupla da OAB para vaga do 5º constitucional será nesta quarta

Redação

Semana Nacional da Conciliação do TJSC impulsiona cultura do diálogo e movimenta milhões em acordos

Redação

O abismo intransponível entre o discurso e a prática da esquerda

Redação
Sair da versão mobile