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Trânsito é liberado na nova Ponte da Lagoa

Investimento de R$ 53 milhões é parceria entre estado e município; Tráfego de veículos começou a operar de forma parcial, pela faixa da direita, sentido Centrinho-Rendeiras

A abertura parcial da nova ponte da Lagoa, já asfaltada, iluminada e sinalizada, aconteceu nesta sexta-feira, 04 de julho, perto das 8h30. A cerimônia de abertura parcial da via ao trânsito de veículos contou com a presença do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, secretários municipais, do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, demais autoridades e da comunidade.

Jorginho e Topazio deram a primeira volta na ponte de Karmann-ghia, carro do governador. Na sequência, a passagem de veículos foi oficialmente liberada.

“Essa parceria entre estado e município é de extrema importância pra obras de grande porte como essa, esperada há mais de 20 anos, que nós conseguimos tirar do papel”, destacou o Governador.

“A entrega final da obra está prevista para setembro, e sabemos que irá mudar a realidade da nossa Lagoa da Conceição. Afinal, passam cerca de 20 mil carros por dia na ponte”, complementou Topázio.

Inicialmente, o tráfego está liberado apenas na faixa da direita da estrutura, permitindo o deslocamento no sentido Avenida das Rendeiras. Já os motoristas que desejarem realizar o sentido contrário, continuam acessando a ponte antiga.

Na nova dinâmica de trânsito, os motoristas que estiverem na Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404), no Centrinho, e quiserem ingressar na travessia devem passar pela lateral da rótula na cabeceira do Centrinho (temporariamente pela direita, na contramão), na altura da Rua Manoel Isidoro da Silveira, e seguir em direção à nova ponte, onde vão circular pela faixa direita da estrutura. Já quem estiver vindo das Rendeiras segue pela travessia antiga e, ao chegar no Centrinho, vai virar à direita, se pretender seguir em direção ao Canto dos Araçás (onde fica o terminal lacustre, por exemplo), ou seguir reto se quiser trafegar pelo Centrinho.

O que mais foi feito

Desde que as obras da ponte iniciaram, em abril de 2023, também já foram concluídos os dois aterros em rocha que vão abrigar as cabeceiras da ponte; a construção dos nove blocos/pilares(tanto esse último quanto o primeiro pilar ficam no nível das duas cabeceiras da ponte); toda a estrutura de concreto referente às pistas, ciclovia e passeio público, e a colocação de barreiras tanto entre a pista e o passeio quanto entre a pista e a ciclovia, e dos guarda-corpos.

Quanto à revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição, já foi finalizado o trapiche em deck de madeira de 100 metros quadrados ligando o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira à ponte atual. Está em em andamento a implantação de praça do lado do Centrinho, entre a cabeceira da ponte atual e o Supermercado Chico, que vai ocupar a área de cerca de 650 metros quadrados onde existia apenas um passeio pavimentado com paver (blocos de concreto intertravados), canteiros e árvores. A praça terá piso de concreto e será estruturada com sanitários públicos acessíveis masculino e feminino, bancos, mesas, paisagismo remodelado e iluminação mais qualificada, além de lixeiras.

Abertura de mais frente de trabalho nessa área do entorno somente com a demolição da ponte atual, após a conclusão da nova travessia. Depois disso o terreno livre correspondente ao aterro da ex-cabeceira do lado do Centrinho vai dar lugar a um boulevard. Trata-se de uma área de contemplação das belezas naturais também em deck de madeira com guarda-corpo metálico devido à altura com relação às águas da lagoa.

O projeto prevê ainda a implantação de praça também no lado oposto da ponte atual. Assim, a nova praça vai ocupar o aterro da cabeceira dessa antiga estrutura a ser demolida que fica próxima da Avenida das Rendeiras. Além do que, a nova praça vai ladear um trecho da nova ponte. Detalhe: o boulevard e a praça do lado das Rendeiras não serão interligados. E toda essa revitalização do entorno da nova ponte deve ser concluída no segundo semestre de 2025.

Em outubro de 2024 foi entregue o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira – de onde saem embarcações do Centrinho para a Costa da Lagoa, e vice-versa – com estrutura arquitetônica moderna. Ele fica a cerca de 40 metros do antigo terminal, sentido Avenida das Rendeiras, e é composto de área para espera das embarcações coberta com bancos de madeira e sanitários com acessibilidade, e bicicletários, além de controle de acesso e zeladoria.

Informações gerais sobre a nova ponte

A construção da maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina tem o objetivo ambiental de melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche. Além de embelezar ainda mais a região com um projeto arquitetônico de tirar o fôlego que engloba a revitalização do entorno da ponte e a melhoria da passagem das embarcações.

Os benefícios de toda essa infraestrutura de ponta vão decorrer do fato de que a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a ponte a ser edificada, será três vezes maior, se comparado à ponte existente. Isso porque, atualmente, na máxima maré, essa altura é de 1,80 metros, e passará a ser de seis metros. Sendo que a mesma proporção valerá para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte, que hoje é de apenas nove metros e será de 30 metros.

A nova ponte da Lagoa da Conceição fica à direita da ponte atual – que se encontra desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos da região. Tem estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura. Além de dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura, favorecendo pedestres e ciclistas.

Aliás, a geometria da ponte dará condições de conectar a ciclovia das Rendeiras com a ciclovia e a ciclofaixa que vão ligar com o terminal da Lagoa (Tilag), ou seja, permitirá outros modais e dará acessibilidade.

Todas essas obras contam com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. Elas estão sendo executadas pela empresa Cejen Engenharia Ltda. pelo prazo de dois anos. O investimento é da ordem de R$ 53 milhões, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.

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