Blog do Prisco
Manchete

TSE refuta recurso de Cel Armando e confirma mandato de Fabio Schiochet

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta terça-feira (17) a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que rejeitou, em fevereiro, uma ação do ex-deputado federal Coronel Armando, contra o partido União Brasil por suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2022. Havia também acusações sobre abuso de poder econômico e irregularidades na distribuição de recursos a candidatos negros e pardos. Com a decisão, ficam mantidos os mandatos do deputado federal Fabio Schiochet e dos deputados estaduais eleitos pela sigla.

A Dra. Marilda de Paula Silveira exerceu a defesa do União e de Schiochet, apresentando sua tese, previamente estruturada por ela e pelo dr. Rafael Piva. Durante o julgamento, a dra. Marilda sustentou sua defesa baseada numa série de evidências contábeis e eleitorais que refutavam as acusações sobre fraude nas cotas de gênero e cotas raciais.

Já o relator do caso, ministro Floriano de Azevedo Marques, afirmou que não há evidências de que as candidaturas femininas tenham sido fictícias, destacando que, o fato de os recursos não terem sido utilizados na sua integralidade, não induz à fraude à cota de gênero. A iniciativa só seria considerada prática fraudulenta se os recursos tivessem sido redistribuídos em favor dos candidatos do sexo masculino, o que não ocorreu.

O ministro também descartou irregularidades na distribuição de recursos a candidatos negros e pardos, afirmando que receberam valores significativos para suas campanhas. Quanto à acusação de abuso de poder econômico, considerou legal a contratação de um mesmo cabo eleitoral para atuar em campanhas simultâneas para deputado federal e estadual.

foto>Pablo Valadares, Ag. Câmara, arquivo

Posts relacionados

Deputado catarinense recebe prêmio ‘Liderança Transformadora’ da Câmara dos Deputados da Argentina

Redação

Receita Federal divulga programa para destinar imposto para projetos em SC

Redação

Dr. Vicente critica falta de investimentos federais em infraestrutura de Santa Catarina

Redação
Sair da versão mobile