Notícias - Lateral

Udesc sediará seminário internacional sobre arte e educação prisional

Os desafios e as novas perspectivas para a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais e Direitos Humanos sustentam a discussão do 1º Seminário Internacional de Arte e Educação Prisional, que será sediado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), nos dias 30 e 31 de maio deste ano. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo formulário online.

O seminário é organizado pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e do programa de extensão Novos Horizontes: A Universidade nos Espaços de Privação de Liberdade – que visa, entre outras ações, implementar uma política de inclusão para internos e egressos do sistema prisional; e pelo Centro de Artes (Ceart), por meio do programa de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação.

Udesc seminário
O evento pretende avaliar a oferta de educação formal e não formal para as pessoas privadas de liberdade em estabelecimentos penais, além de estimular o desenvolvimento de projetos acadêmicos no âmbito do sistema carcerário. É a primeira vez que um programa de extensão da Udesc se propõe a reunir, através de um evento, a universidade e as instâncias responsáveis pelas políticas educacionais e de ressocialização nos presídios de Santa Catarina.

O Seminário tem como objetivo contribuir com a formação pessoal e profissional nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, articulando as políticas públicas juntamente com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. O evento, que reunirá pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, contará com uma programação de conferências, mesas redondas, comunicações orais e apresentações culturais.

Programação inclui projetos da Udesc e ações desenvolvidas no Brasil e no exterior

Para Vicente Concilio, professor do Departamento de Artes Cênicas e um dos integrantes da coordenação geral, o evento possibilitará a discussão de propostas de educação, arte e implantação de bibliotecas nos presídios de Santa Catarina, a partir de ações que já acontecem por aqui. É o caso do programa de extensão Ecomoda da Udesc, que desenvolve uma iniciativa de capacitação para geração de trabalho e renda com mulheres reeducandas do Presídio Regional de Tijucas.

A atividade, iniciada no presídio em 2013 e coordenada pela professora Neide Schulte, realiza cursos de pontos e bordados à mão, tecelagem, estamparia e tingimentos manuais, empreendedorismo social e economia solidária. Um dos objetivos do programa é prepará-las para retornarem à vida em sociedade sem reincidência. No seminário, Neide será uma das participantes da mesa redonda que aborda Literatura, Teatro e Moda nas prisões.

A presença do professor Roberto da Silva, autoridade em Pedagogia e responsável pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Prisional, também é um destaque da programação. Ressalta-se, também, p lançamento da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais, sendo a única da América do Sul e Latina. Além disso, a conferência “Teatro e Encarceramento: Perspectivas ao Redor do Mundo”, ministrada pela professora Ashley Lucas, da Universidade de Michigan (Estados Unidos), possibilitará intercâmbio e contato com projetos internacionais.

No site e no evento do facebook é possível obter mais informações sobre programação e sobre os convidados. Para mais detalhes entre em contato através do email: siaep2017@gmail.com. O evento conta com apoio da pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Posts relacionados

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação

Conexão entre Jorginho e Bolsonaro

Redação
Sair da versão mobile