Na categoria Educação, a Unesc foi reconhecida como a única Universidade de Santa Catarina a receber o prêmio, sendo acompanhada nacionalmente apenas para a Unimar – Universidade de Marília.
A reitora licenciada e secretária de Educação de Santa Catarina, Luciane Bisognin Ceretta, celebrou a conquista neste domingo (7/12) na confraternização de encerramento com toda a equipe Unesc.
Ser responsável pelo ambiente no qual 1.500 trabalhadores, entre professores e técnicos administrativos, passam grande parte de seus dias, é, para Luciane, uma grande responsabilidade para toda a gestão. “Nós entendemos que estar aqui é, sobretudo, ter a Unesc como parte do seu projeto de felicidade. Quem veste essa camisa sabe que os desafios são inúmeros, mas os propósitos e os benefícios são ainda maiores. O ranking comprova isso e nos enche de gratidão por fazer parte disso”, pontua.
Para a reitora em exercício, Gisele Coelho Lopes, o resultado é fruto de uma construção que vem sendo feita há anos sob a liderança de Luciane.
“Este reconhecimento é resultado direto da força dos nossos trabalhadores e do compromisso da Unesc com um ambiente de trabalho que valoriza as pessoas, o diálogo e o crescimento coletivo, algo que não se consolida de um dia para o outro. Somos uma Universidade que cuida, acolhe e inspira, e isso se reflete no clima organizacional. Não é do acaso que quem visita a Unesc comenta que os profissionais apresentam a Instituição com brilho nos olhos, com paixão. Essa premiação é reflexo disso”, destaca.
Reconhecimento genuíno
Conforme a gerente do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Unesc, Marileia Maciel, o que atesta a validade do prêmio, além de ser capitaneado por grandes instituições de referência nacional, é a avaliação feita pelos próprios colaboradores, de forma sigilosa.
“Os colaboradores respondem um questionário elaborado pela FIA Business School, abordando temas como satisfação, engajamento, práticas de gestão e bem-estar no trabalho. Além disso, nosso setor fornece dados e evidências sobre suas práticas internas sobre os programas realizados dentro da Instituição com o objetivo de proporcionar um ambiente de trabalho saudável”, explica Marileia.
Entre os principais indicadores apontados pela pesquisa estão as notas:
– 92,9 em aprendizagem
– 90,5 em carreira
– 93,4 em comunicação
– 94,9 em ESG
– 91,6 em inovação e autonomia
– 92,5 em liderança
– 92,3 em qualidade de vida no trabalho
– 81,7 em reconhecimento e recompensa
– 90,7 em relações interpessoais.
Universidade figura pela quarta vez entre as melhores organizações do país em gestão de pessoas e clima organizacional (Fotos: Notuurno e Décio Batista)


