Instituição firmou convênio com a Università la Sapienza, de Roma
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) formalizou mais um acordo de cooperação internacional com uma instituição de ensino da Europa. Com o convênio firmado com a Università la Sapienza, de Roma, a Univali passa a ter 183 acordos com universidades estrangeiras, sendo 98 europeias.
A cooperação científica e educacional foi firmada com o Departamento de Ciências Jurídicas da Università la Sapienza e vai beneficiar, principalmente, alunos de graduação em Direito e dos Programas de Pós-Graduação em Direitos das Migrações Transnacionais (PPGDMT) e em Ciência Jurídica (PPCJ) da Univali.
O acordo prevê o intercâmbio de estudantes, docentes, pesquisadores e colaboradores administrativos, atividades de pesquisa conjuntas, participação em seminários e encontros acadêmicos, programas acadêmicos especiais de curta duração e programas de desenvolvimento profissional.
Fundada em 1303, a Sapienza é a universidade mais antiga de Roma e uma das maiores do continente europeu. A instituição oferta mais de 300 programas de graduação e pós-graduação e possui um corpo discente com mais de 30 mil estudantes, sendo 3.500 em mobilidade internacional.
“Os principais rankings universitários internacionais classificam a Sapienza entre as melhores universidades italianas pela qualidade da pesquisa e do ensino, bem como por seu alcance internacional. Para a Univali é um grande orgulho poder propiciar aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar a realidade europeia ao longo do período formativo em uma instituição com mais de 700 anos de história”, destaca a gerente de Internacionalização, professora Camila Monteiro Santos.
A parceria entre as instituições foi impulsionada por meio do projeto de pós-doutorado do coordenador do PPGDMT, professor Rafael Padilha dos Santos. A pesquisa, O princípio da dignidade da pessoa humana como fundamento constitucional do direito das migrações para a efetivação de direitos no Brasil e na Itália no acolhimento e integração do migrante, foi aprovada na Chamada Mobility Confap Italy-MCI, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em colaboração com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). O docente irá coordenar as atividades de mobilidade acadêmica com a Università la Sapienza.