Blog do Prisco
Destaques

Univali comemora 61 anos e inaugura novas alas do Museu Oceanográfico

Cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 22, em Balneário Piçarras

 

Nesta segunda-feira, 22, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) celebrou os 61 anos de implantação do Ensino Superior em Itajaí e os 36 anos do seu reconhecimento como universidade com uma Sessão Solene no campus Balneário Piçarras.

A cerimônia foi marcada por homenagens, apresentações da Banda e do Coral Univali, apresentação da Banda da Marinha do Brasil, composta por fuzileiros navais do 5º Batalhão de Operações Litorâneas, bem como pela inauguração de nove novas alas do Museu Oceanográfico Univali (MOVI).

A exposição, que já contempla 17 alas, terá agora espaços destinados a regiões polares, história do mergulho, poluição dos mares, pesca tradicional, embarcações, história do Titanic, caça à baleia, monarcas oceanógrafos, além da trajetória da Univali e do MOVI.

fotos>Dales Hoecksfeld, Univali, divulgação

“Hoje é um dia festivo para celebrarmos o trabalho de uma equipe que cumpriu sua missão e entrega um andar inteiro, com mil metros quadros de exposição com um acervo valioso e peças únicas na América Latina. Em nome do Instituto Cultural Souto agradeço o reitor Valdir Cechinel Filho, bem como a todos que integram sua gestão, e que nos deram segurança e estabilidade para acreditarmos em nos nossos projetos, fortalecendo ainda mais o compromisso institucional com a pesquisa científica, com a educação ambiental e com a preservação da memória oceânica” salientou o professor Jules Soto, diretor de Museus da Univali.

A reitora da Universidade Regional de Blumenau (Furb), professora Márcia Cristina Sardá Espíndola, falou em nome de todas as instituições da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). “A Univali é um exemplo para todo o sistema Acafe, pois com uma gestão comprometida, inovadora e inspiradora nos mostra que temos que atuar em prol do desenvolvimento nas regiões em que estamos inseridos. A Univali é um grande farol para as demais universidades comunitárias de Santa Catarina e desejamos que essa data seja um impulso para a continuidade dessa jornada transformadora conduzida pelo reitor Cechinel”.

“O Museu Oceanográfico Univali é um dos maiores orgulhos de Balneário Piçarras. Como egresso da Univali, vice-prefeito e cidadão agradeço os investimentos da instituição para trazer ciência e cultura para a nossa cidade e por tudo que a Univali representa para o nosso Estado”, afirmou Fabiano José Alves.

“Para a Marinha do Brasil é uma alegria enorme estar nesse evento. O Brasil não existe sem o mar e qualquer iniciativa que promova a mentalidade marítima vai encontrar na Marinha um importante parceiro. Que as novas gerações que por aqui passarem possam encontrar inspiração para conhecer e respeitar o mar. Ao completar 61 anos e ampliar essa exposição, a Univali faz uma magnífica contribuição ao futuro do nosso país”, salientou o almirante de Esquadra e comandante-geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Carlos Chagas Viana Braga.

“Com muito trabalho, conseguimos alcançar as metas propostas em nosso plano de gestão, conduzindo as atividades de ensino, pesquisa, extensão, cultura, internacionalização e inovação com processos que proporcionam aos nossos alunos um percurso de desenvolvimento intelectual e pessoal que extrapola a sala de aula e a própria universidade. A excelência do ensino, a relevância internacional e o fomento à inovação, atestados pelos principais rankings nacionais e estrangeiros, são resultados do trabalho de um grande time que soube superar as adversidades com louvor, tornando a nossa Univali ainda mais forte.  Com muita dedicação construímos, dia após dia, uma universidade que chega aos 61 anos com a sensação de dever cumprido, mas certa de que ainda há muito a conquistar”, afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Univali 61 anos

A Univali compreende um universo com cerca de 25 mil alunos e mais de dois mil colaboradores distribuídos em sete campi ao longo do litoral Centro-Norte catarinense.

A instituição oferece ensino desde a educação infantil até a pós-graduação lato e stricto sensu, com dois Colégios de Aplicação, mais de 100 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, 100 cursos de especialização, 12 mestrados e sete doutorados, além da oferta de dupla titulação em quase 40 cursos de graduação e pós-graduação.

A universidade dispõe de mais de 300 salas de aula, 14 auditórios, sete bibliotecas físicas e quase 300 laboratórios. A instituição conta com mais de 100 grupos de pesquisa e cerca de 60 projetos e programas de extensão universitária. Possui, ainda, mais de 180 acordos de cooperação com instituições de ensino e entidades de outros países.

A Univali possui nota a nota máxima no Ministério da Educação (MEC) e é reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com os rankings internacionais Times High Education (THE), QS University, Webometrics, e UI GreenMetric University.

Além da universidade e do Museu Oceanográfico, a Fundação Univali abrange também o Sistema Educativo de Rádio e Univali TV e o Herbário Barbosa Rodrigues.

 

Programação 61 anos

As comemorações pelos 61 anos da Univali seguem até o dia 26 de setembro com o 21º Festival Cultural, com o 4º Festival Internacional de Música e com a 1ª Mostra Competitiva Univali.

Os eventos congregam exposições de artes visuais, apresentações de dança, poesia, teatro e música. Nomes como Roberta Miranda e Sá & Guarabira estarão no palco do Festival Internacional de Música nos dias 24 e 25 de setembro.

A programação completa está disponível em univali.br/festivalcultural.

Posts relacionados

BNDES anuncia R$ 3,3 bi em investimentos para indústria, logística e energia em SC

Redação

Univali realiza 6º Science Day em Itajaí

Redação

TJSC mantém cálculo do ICMS sobre combustíveis e garante cerca de R$ 60 milhões por ano de arrecadação a Itajaí

Redação
Sair da versão mobile