Blog do Prisco
Destaques

Univali é a primeira universidade de Santa Cataria a aderir ao programa Educando Cidadãos

Iniciativa institucionalizada pelo Ministério Público visando o combate à corrupção

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi a primeira instituição de ensino superior a aderir ao programa Educando Cidadãos , iniciativa institucionalizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para fomentar o combate à corrupção.

A solenidade para formalizar a assinatura do termo de adesão aconteceu nesta quarta-feira, 7, na sede do MPSC, em Florianópolis. A conferência também celebrou o aniversário de um ano do programa e a assinatura do documento que se tornou o programa uma iniciativa institucional do MPSC.

Educando Cidadãos teve início em Chapecó e foi idealizado pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, com base na campanha voltada para crianças e adolescentes O que você tem a ver com a corrupção? . Com a estadualização, o programa conta agora com 60 entidades e parcerias.

“Quando se investe em educação de qualidade, forma-se uma cidadania consciente de seus direitos e deveres, menos suscetível a aceitar o inaceitável. Educar é formar pensamento crítico, é fomentar uma cultura de integridade e de responsabilidade coletiva. A luta contra a corrupção de todos não é apenas um dever dos órgãos públicos, mas um pacto social que deve ser reforçado por”, destacou a procuradora-geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi.

A secretária executiva da Fundação Univali, a professora Luciana Merlin Bervian, representou a instituição na solenidade e destacou a importância da iniciativa e dos impactos do programa como instrumento de transformação social. “Ao criar a formação de cidadãos mais conscientes, o programa promove a reflexão não apenas sobre as condutas e comportamentos sociais, mas também sobre a necessidade de atuarmos em conjunto com a comunidade para construirmos os valores desejados”, afirmou.

A proposta do MPSC é divulgar o projeto pedagógico do programa a fim de estruturar uma rede estadual de cultura cívica e de controle social. As próximas etapas incluem a capacitação de educadores voluntários, a produção de materiais pedagógicos, a realização de ações educativas e campanhas de comunicação.

“Para a Univali é um grande orgulho ser a primeira universidade de Santa Catarina engajada em ampliar o alcance do programa, proporcionando cidadãos para entender a importância da ética, da sustentabilidade ambiental e da proteção dos bens públicos. É uma grande alegria fazer parte desta iniciativa inspiradara e transformadora que surge para construir valores em conjunto com a população a partir da inclusão e da educação”, complementa o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Posts relacionados

Criciúma firma acordo com Ministério Público de Santa Catarina para solucionar obra paralisada na região central

Redação

Projeto da Dosimetria entra em debate com análise técnica de professor da Univali

Redação

Reitor Valdir Cechinel Filho é surpreendido com Mérito Educacional Catarinense em cerimônia emocionante nesta segunda, 15

Redação
Sair da versão mobile