Destaques

Univali promove ações de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

Atividades acontecem na próxima sexta-feira, 23

 

A Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) irá promover, na próxima sexta-feira, dia 23, uma ação de conscientização e visibilidade sobre as doenças inflamatórias intestinais (DIIs).

O evento, alusivo à campanha Maio Roxo, visa ampliar a divulgação sobre as DIIs e reforçar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

Dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) apontam que as doenças inflamatórias intestinais afetam mais de cinco milhões de pessoas no mundo. No Brasil, são cerca de 100 diagnósticos para cada 100 mil habitantes.

A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são as mais comuns. Segundo a Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES) quase 8 mil pacientes com uma das duas doenças são atendidos no Estado.

“Todas as sextas-feiras nós já temos na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária da Univali um ambulatório específico para atendimento de pacientes com doenças inflamatórias intestinais e o objetivo desse evento é chamar a atenção para os sintomas e para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Acadêmicos e professores dos cursos de Medicina, Nutrição, Psicologia e Enfermagem irão abordar os principais cuidados, bem como haverá espaço para que os pacientes compartilhem as suas experiências”, explica a coordenadora da USFC, enfermeira Larissa da Silva.

O evento, gratuito e aberto ao público, terá a presença da presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), Marta Machado. As atividades terão às 13h30, no auditório do Centro de Vivência, no campus Professor Edison Villela (Itajaí).

Sair da versão mobile